sexta-feira, 4 de abril de 2008

AMVOX

O amigo Fernando questionou-me sobre o preço do relógio AMVOX2 Chronograph DBS a que me referi dois comentários abaixo.
Não sei qual o preço, embora possa fazer uma ideia por comparação com outras peças do mesmo género, isto é, não me surpreenderia se custasse à volta dos 40 ou 50 mil euros. Tal como o Aston DBS deverá custar uns 250 a 300 mil euros.
Nestes casos o preço não me interessa para nada. Como disse, trata-se apenas de admirar construções mecânicas absolutamente excepcionais realizadas pelo génio humano, que se aproximam de verdadeiras obras de arte. No caso do relógio, basta imaginar o que serão mais de trezentas peças em movimento perfeitamente coordenado e controlado, a funcionarem num espaço reduzido, em condições de falta de estabilidade e mantendo a máxima precisão. Quanto ao automóvel, será uma das construções mecânicas mais sofisticadas dos dias de hoje, recorrendo a soluções de engenharia mecânica, de materiais e de electrónica extremamente avançadas que, eventualmente, um dia serão mais ou menos comuns nos restantes automóveis a preços já abordáveis pela maioria dos mortais. Claro que o luxo de materiais e acabamentos também ajuda ao preço destes produtos.
Como disse, estas peças aproximam-se muito de obras de arte. As obras de grandes artistas, como as pinturas de Paula Rego na actualidade,
por exemplo, atingem igualmente valores astronómicos, acessíveis a muito poucos afortunados.
Não é o facto de atingirem valores astronómicos que nos vai impedir de admirar estes produtos do engenho humano, sabendo-se bem que a sua posse é de facto privilégio de um número reduzido de pessoas, esperando-se apenas que os possuam não só por os poderem adquirir, mas porque conhecem bem o que significam culturalmente.

Sem comentários: