A Democracia funciona assim e era bom que nos pudéssemos habituar a isso, para não haver surpresas depois da escolha.
O processo de escolha dos candidatos republicano e democrata dentro dos respectivos partidos nos EUA é, nesse sentido, impressionante. Só para a escolha do candidato democrático entre Hillary Clinton e Barak Obama , já houve 21 debates em directo na televisão. E não são debates a fingir em que os candidatos se podem esconder em meias palavras ou mentiras, porque são imediatamente desmascarados em frente de toda a gente.
Este processo de escolha exige dos candidatos tomadas de posição claras sobre todas as matérias importantes, que obviamente até vão evoluindo durante o processo. Significa isto que as estruturas de apoio dos diversos candidatos têm que fornecer informação completa sobre as diversas matérias, como sustentabilidade económica, consequências sociais, percepção política dos eleitores, etc.
Por outro lado, a comunicação social vai acompanhando as tomadas de posição concretas dos candidatos, cruzando-as com as importâncias relativas atribuídas pelos eleitores.
Um exemplo é o acompanhamento feito pela CNN, em que os temas estão claramente definidos como se pode ver pela reprodução da página da CNN, retirada daqui :
Campaign Issues | From concerns about the economy and the war in Iraq to the perennial topics of Social Security and the health care system, a range of issues is guiding this year's presidential race. |
Abortion | Housing | ||
Economic stimulus | Immigration | ||
Education | Iran | ||
Energy | Iraq | ||
Environment | Same-sex marriage | ||
Free trade | Social Security | ||
Guns | Stem cell research | ||
Health care | Taxes | ||
Homeland security |
Esta atitude pode ser surpreendente para muitas pessoas entre nós que não acompanham a campanha americana e se deixam levar pela conversa da treta dos nossos anti-americanos do costume, mas como se verifica é mesmo assim e está a anos luz do nosso primarismo na escolha dos candidatos.
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