domingo, 6 de abril de 2008

SONDAGENS E PERSPECTIVAS

Sem que tal tivesse suscitado grandes comentários dos responsáveis partidários (et pour cause...), o Expresso publicou ontem os resultados de uma sondagem sobre as perspectivas actuais dos portugueses sobre os partidos políticos e a governação:
- PS: 42,1%
- PSD: 29,4%
- CDU: 9,6%
- BE: 8,4%
- CDS: 6,0%
Partindo destes valores, o Expresso conclui que há uma viragem à esquerda no país, somando os partidos à Esquerda do PS 18%, o que já não sucedia desde 1979, verificando-se que a descida do PS corresponde a um ganho desses partidos, não sendo absorvida pela Direita.
Esta lembrança de 1979 não deixa de ser curiosa, já que foi precisamente nesse ano que a AD ganhou as eleições pela primeira vez.
Claro que as indicações desta sondagem são preocupantes para a Direita, quer para o PSD, quer para o CDS.
Parece óbvio que os eleitores, ao afastarem-se do PS e do Governo, não encontram respostas aos seus problemas nos partidos da Direita, indo refugiar-se à Esquerda.
Os eleitores querem respostas e vão tentar encontrá-las onde pensam que elas estão e já poderão ter retirado a maioria absoluta ao PS.
Quer isto dizer que o PSD necessita urgentemente de mostrar que tem essas respostas e a credibilidade para as concretizar, sob pena de não estar à altura das suas responsabilidades, com as consequências que se adivinham.

Sem comentários: