segunda-feira, 14 de outubro de 2019

UMA PINTORA EXCEPCIONAL: ELISABETH CHAPLIN


O “Visto de Dentro” regressa esta semana a um tema, na verdade dois em um, que várias vezes tem abordado nestas linhas, ao longo dos anos. Refiro-me a mulheres artistas que, por uma ou outra razão, passam ao lado em termos do nosso conhecimento, ao contrário de homens artistas do mesmo período que são reconhecidos por toda a gente. Das pintoras que já aqui abordei, recordo Artemisia Gentileschi mas também Josefa de Óbidos, tão esquecida e mesmo desconsiderada entre nós, até por grandes intelectuais.
De vez em quando, há artistas que parece virem ter connosco, seja na música, seja na literatura, seja na pintura ou outras manifestações artísticas. Por este ou aquele motivo, estiveram, durante toda a nossa vida distantes de nós, por desconhecimento ou por falta nossa de capacidade de ir descobrir tudo o que não sabemos, como devíamos fazer sempre.
Foi assim, por um acaso, que alguns quadros de Elisabeth Chaplin, de quem nunca tinha ouvido falar, surgiram aos meus olhos deslumbrados. A pintora não é tão antiga assim, dado que morreu em 1982, em Florença na sua amada “Villa Il Treppiede”. Tinha 91 anos de idade, o que significa que tendo nascido ainda no séc. XIX, teve a possibilidade de acompanhar todo o período das primeiras dezenas de anos do séc. XX, extraordinariamente fértil, em termos de pintura. E, apesar de ter artistas na família, nomeadamente a mãe escultora e um tio pintor, foi autodidacta em pintura, tendo começado muito jovem a pintar e a ser reconhecida. Depois de a família ter vivido em vários locais desde Fontainebleau em França, onde nasceu a pintora, acabou por se estabelecer em 1905 nas colinas de Fiesole nos arredores de Florença. E foi aí que, passando dias e dias na Galeria Uffizi copiando as pinturas dos grandes mestres, desenvolveu a sua própria técnica, pelo que costumava dizer que foram eles os seus professores. Logo aos 16 anos o seu quadro “Retrato da família no exterior” venceu a medalha de ouro num concurso em Florença. A sua técnica de captura de cores e luz das pinturas ao ar livre na região toscana apurou-se nesse tempo. Ao longo dos anos seguintes participou nas principais exposições em cidades como Paris e Veneza ao lado de Cezanne, Matisse ou Van Gogh, tendo recebido encomendas para trabalhos importantes como, por exemplo, para a Igreja de Notre-Dame, em Paris e sido premiada com a medalha de ouro a Exposição Internacional e recebido a Legião de Honra em 1938.
O Corredor Vasari da Galeria Uffizi em Florença é célebre por albergar uma das mais importantes colecções de auto-retratos do mundo. A colecção foi iniciada por compras da família Medici mas, a certa altura, criou-se a tradição de os pintores para lá enviarem os seus próprios auto-retratos havendo, no entanto, um reduzido número de obras de autoria de pintoras. 
O Corredor Vasari preenche o interior de uma ponte pedonal fechada sobre o Rio Arno construída em 1546 por Giorgio Vassari ligando o “Palazzo Vechio” ao “Pallazo Pitti”.
Em 1946, a Galeria Uffisi comprou três quadros a Elisabeth Chaplin, mas acompanhou a encomenda do pedido de oferta de um seu auto-retrato. A pintora entregou uma obra que pintou em 1903, ainda bem jovem, o “Auto-retrato com um guarda-chuva verde” a que, mais tarde se veio juntar ainda um outro. 
É assim que, no Corredor Vasari ao lado de auto-retratos de Rembrandt, Velasquez, Delacroix ou Chagal, entre muitos outros grandes mestres da pintura, podemos apreciar também não um, mas dois de Elisabeth Chaplin. A Galeria de Arte Moderna do Palácio Pitti tem uma sala inteiramente dedicada a Elisabeth Chaplin, possuindo um acervo de largas centenas de quadros da pintora.
Ao contrário de épocas anteriores, no século XX foi possível assistir ao surgimento de pintoras consagradas, entre as quais se contam também algumas portuguesas. Devemos, no entanto, reconhecer que o merecido reconhecimento de Elisabeth Chaplin é ainda muito reduzido face a homens-pintores do mesmo tempo. E, principalmente nos dias que correm, de alguma confusão e recusa da beleza artística como algo a atingir na criação artística, precisamente a beleza da sua obra bem merece ser contemplada, conhecida e estudada.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 14 de Outubro de 2019

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