sexta-feira, 5 de junho de 2009

Via verde em Coimbra

De uma petição que corre na Internet:
Sabiam que o centro Via Verde da Mealhada foi deslocalizado para a Marinha das Ondas?
Sabiam que em nenhuma das saídas de Coimbra na A1 existe um centro Via Verde?
PARA MUDAR UMA SIMPLES PILHA DO IDENTIFICADOR DA VIA VERDE OS HABITANTES DE COIMBRA E ARREDORES TÊM OBRIGATORIAMENTE DE SE DESLOCAR A AVEIRO OU LEIRIA, O QUE IMPLICA REALIZAR UMA VIAGEM DE MAIS DE 100 KM (IDA E VOLTA).
No entanto, abriram novas lojas Via Verde em Lisboa, a acrescer às várias que lá havia...

Se não concorda com a forma como Coimbra tem sido destratada nos últimos tempos com a deslocalização de diversos serviços para outros pontos do país;
Se também se sente prejudicado com esta medida da Via Verde;
Se concorda que Coimbra também merece um Centro/Loja Via Verde;

Então PROTESTE, vamos fazer a Administração da Via Verde sentir que Coimbra está viva e percebe o que lhe vão fazendo.
Por um serviço Via Verde eficaz e digno em Coimbra, subscreva esta petição!
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N90

Esta é mais uma, a isolar Coimbra a partir de Lisboa.

Vigilância da costa portuguesa

Tenho seguido este assunto com alguma atenção, embora não seja fácil pela opacidade de que se tem revestido.
Agora, aparece esta notícia na imprensa de hoje (Diário de Notícias):

O júri do Ministério da Administração Interna (MAI) do concurso para adjudicar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) decidiu que a empresa espanhola Indra é a que está em melhores condições para instalar toda a rede de radares da costa portuguesa. O relatório final preliminar - o definitivo só dentro de dez dias, que é o prazo de contestação das outras duas concorrentes - foi concluído na passada sexta-feira, prazo prometido pelo secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães, que coordena o processo.
Um argumento de peso foi o facto de Espanha, já em fase de negociações finais, ter puxado de uma 'carta' forte: a oferta, sem qualquer despesa para Portugal, da ligação e interconexão com o sistema SIVE - a rede de radares espanhola -, ficando a execução da promessa "apenas dependente dos acordos correspondentes com este Estado". A "cartada" política deitou por terra os concorrentes de peso da Thales, de França, e da Globaleda, dos Açores. Nenhuma das empresas quis comentar, mas não afastam a possibilidade de contestar a decisão. A oferta gratuita, ao alcance apenas da empresa espanhola, que nunca foi considerada anteriormente, pode ser interpretada como uma violação do princípio da concorrência, pois só um dos concorrentes a pode apresentar.
A agravar a situação está o facto de fazerem depender essa proposta de futuro acordo entre os Governos, dando uma dimensão política, igualmente inatingível para as outras empresas.

O Estado Espanhol não olha a meios para defender os interesses das empresas espanholas, colocando mesmo a soberania à sua disposição.
Isto é verdadeiramente escandaloso e continua a confusão que tem sido este processo. Só um pequeno exemplo: a torre que vai acolher este equipamento à entrada da Barra do Porto de Aveiro está terminada há para aí uns dois anos. Pois bem, a energia eléctrica da mesma é fornecida por um gerador eléctrico alugado em permanente funcionamento em vez de se fazer a ligação definitiva à rede e pelos vistos ninguém se importa com a despesa.

KAL´s cartoon


Da Economist desta semana

quinta-feira, 4 de junho de 2009

quarta-feira, 3 de junho de 2009

EURODEPUTADOS


Para quem ainda não tem conhecimento dos vencimentos dos eurodeputados, aprovados há pouco tempo, aqui ficam:
- Salário anual de 92.000 euros;
- Generosa pensão "não-contributiva" , isto é, financiada exclusivamente por impostos;
- Verba anual de 50.424 euros para constituição de gabinete de apoio, exista ou não;
- Ajudas de custo diárias de 298 euros;
- Despesas de deslocação de centenas de euros por semana, sem exigência de apresentação de recibos.

De assinalar que em Março último, quase 70% dos eurodeputados votaram que as despesas futuras dos eurodeputados se manterão secretas.

GPS



Quando andei a navegar pela Marinha há uns trinta anos, a localização do navio ainda era feita pelos métodos tradicionais e antigos, utilizando conhecimentos de astronomia (tirar o ponto) ao nascer do dia, ao por do sol e ao meio-dia com recurso ao sextante.
Só nessa época começaram a ser colocados nos navios uns aparelhos que davam as coordenadas: longitude e latitude. Era o aparecimento, nessa altura ainda com utilização exclusivamente militar, dos GPS.
GPS significa "Ground Position System" e é uma tecnologia hoje amplamente difundida nos automóveis e em actividades ao ar livre, como montanhismo.
O GPS funciona pela captação de sinais rádio enviados por uma rede de 24 satélites que estacionam a uma altitude de cerca de 19.000 Km e que por triangulação permite uma localização com uma precisão de menos de 10 metros.
Algumas curiosidades sobre o GPS (da revista TIME):
-O primeiro satélite do sistema GPS foi lançado em 1978;
- Em 1983 o Presidente Ronald Reagan anunciou que o sistema, até aí exclusivamente militar, seria disponibilizado à navegação civil;
- Em 2000 os militares deixaram de confundir os sinais disponibilizados ao mundo civil, prática até aí seguida, por razões de segurança; isso permitiu aumentar de forma drástica a precisão dos aparelhos que usamos e difundir a sua utilização.
Dado que os GPS trazem hoje incluídos mapas e tecnologia de localização, os mapas de papel são cada vez mais desnecessários, dado que aqueles aparelhos trazem a localização de restaurantes, hotéis, hospitais e mesmo de zonas de velocidade controlada por radar.
Os aparelhos que usamos hoje em dia juntam duas funções: localização geográfica e informação de mapas associados à localização. Se a localização é precisa, já a informação acessória pode variar, por alteração de sinalização de trânsito, deficiência de informação dada, etc. Isto é, aconselha-se os automobilistas a utilizar esta ferramenta de forma sensata e como mera informação, nunca como ordem a seguir cegamente, o que pode trazer problemas e ser mesmo perigoso.

ACEGE EM COIMBRA

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mendelssohn

Concerto para violino, por Isaac Stern:

Machado de Assis

De Machado de Assis que já deu o nome a uma praça em Coimbra e que agora dá o nome a uma rotunda chamada Praça Machado de Assis:

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que não amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia.
Joaquim se suicidou e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

(Carlos Drummond de Andrade)