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quinta-feira, 4 de julho de 2019
segunda-feira, 1 de julho de 2019
Défice externo
Pela primeira vez desde 2012, voltámos a ter défice externo. E isto são verdadeiras más notícias a anunciar outras ainda piores. Mas as eleições são já daqui a 3 meses e Rui Rio anda entretido a arranjar garotos para encabeçar as listas (estou ansioso para ver aquele jovem do Porto a discutir na TV com os cabeças de lista dos outros partidos).
Aqui fica o gráfico desde 2.000 que nos entregou nas mãos da troica (do blogue impertinencias)
Aqui fica o gráfico desde 2.000 que nos entregou nas mãos da troica (do blogue impertinencias)
JUDITE E HOLOFERNES
Um quadro representativo da
cena bíblica da decapitação de Holofernes por Judite recentemente descoberto e
atribuído a Caravaggio iria ser levado a leilão na semana passada por uma
quantia de muitas dezenas de milhões de euros, mas acabou por ser comprado
antes mesmo de ir à praça. Sendo realmente da autoria do genial pintor italiano
do início do séc. XVII, será a sua segunda tela conhecida sobre o mesmo tema.
Neste novo quadro, que terá sido pintado em 1600, Judite surge à direita,
vestida de negro, com a velha criada ao centro claramente a incitá-la ao acto.
No quadro que já era conhecido e que se encontra exposto em Roma no Palazzo
Barberini da Galeria Nacional de Arte, Judite surge ao centro vestida de branco,
embora análises ao quadro tenham permitido verificar que, originalmente
Caravaggio a teria representado com os seios nus, e a velha criada expectante segurando
nas mãos o saco que haveria de recolher a cabeça do general.
Se ainda hoje, para além da excepcionalíssima
técnica pictórica que utiliza uma fonte de luz lateral permitindo um
claro-escuro notável, o realismo da cena e as expressões das três personagens
causam um forte impacto nos espectadores, poderemos imaginar o efeito que teve
à época.
O episódio a que se referem
estes quadros de Caravaggio foi também representado por outros pintores, de que
merecem destaque Sandro Botticelli ou Goya mas, em especial, Artemisia
Gentileschi. Faz parte do Livro de Judite do Antigo Testamento sobre o cerco da
Betúlia pelos Assírios do rei Nabucodonosor que enviou o general Holofernes,
particularmente violento na sua acção guerreira. Durante o cerco, uma bela
viúva judia chamada Judite conseguiu infiltrar-se nas linhas de Holofernes,
tendo seduzido o general após o que o adormeceu com vinho, aproveitando para o
decapitar com a ajuda de uma velha criada, levando a sua cabeça para a Betúlia.
O facto transtornou de tal modo os assírios que os judeus lhes infligiram
pesada derrota.
Fazendo o Livro de Judite
parte da tradição judaica, é natural que o Bem esteja colocado do seu lado e o
Mal do lado dos invasores assírios. E aqui residirá o significado mais profundo
desta história algo macabra para os dias de hoje, mas perfeitamente normal ao
tempo, 600 anos antes de Cristo.
Para derrotar o Mal o Bem
tem, por vezes, que utilizar meios extremos, como fez Judite, o que aliás ainda
acontece nos dias de hoje. Lembremo-nos dos sacrifícios enormes que foram
necessários para eliminar o “mal absoluto” que foi o nazismo e seus aliados, do
número inimaginável de vítimas inocentes e dos meios últimos utilizados para
acabar com aquela guerra levada a quase todos os povos do mundo.
Judite é a prova de que, em
situações limite, até uma beleza aparentemente frágil consegue encontrar forças
e meios para derrotar a força bruta. Claro que o Mal nunca é eliminado para
sempre, pelo que imaginar que isso possa acontecer não passa de um exercício de
ingenuidade perigosa. O Mal existe porque o Bem existe e sem aquele, este último
não teria significado.
É por isso que os quadros
representativos de Judite e Holofernes, de que os de Caravaggio são indubitavelmente
a expressão máxima, para além de nos atraírem pela sua superioridade artística
enquanto criam repulsa pela crua realidade do acto praticado, continuam a ter
uma actualidade penetrante e a constituir um simbolismo poderoso da luta entre
o Bem e o Mal.
Publicado originalmente na edição do Diário de Coimbra de 1 de Julho de 2019
sexta-feira, 28 de junho de 2019
terça-feira, 25 de junho de 2019
Modigliani, ou a beleza eterna do corpo feminino
Partilho um artigo do blogue mydailyartdisplay que aconselho vivamente. Este artigo apresenta uma evolução da criação artística do corpo da mulher ao longo da história da Arte e é muito interessante.
https://mydailyartdisplay.wordpress.com/2013/09/21/amedeo-modigliani-part-3-the-female-nude-paintings/
segunda-feira, 24 de junho de 2019
AÍ ESTÃO AS ELEIÇÕES
Estamos no fim de Junho,
Julho já é mês de férias para muita gente e de Agosto, nem se fala, fica o país
parado. Isto é, sendo as eleições legislativas na primeira semana de Outubro,
restará Setembro para os partidos apresentarem as suas propostas e argumentos,
sem que haja tempo para discutir seriamente, seja o que for. Isto significa
que, caso não haja nenhum cataclismo, por natureza imprevisível, os eleitores
pouco mudarão o seu sentido de voto daqui para diante. As opções políticas
serão, assim, mais fruto do que se passou nos últimos anos, do que daquilo que
a imaginação dos dirigentes partidários conseguirá ainda produzir para tentar
convencer eventuais indecisos.
E o que se passou em
Portugal nos últimos quatro anos? As eleições ocorreram no final de 2015 quando
o país tinha dado a volta e todos os índices já tinham invertido a trajectória
descendente anterior, casos do crescimento económico e do desemprego. A
esquerda parlamentar deu ao PS a possibilidade de formar Governo minoritário,
garantindo-lhe a estabilidade através da aprovação dos Orçamentos de Estado.
Contudo, essa garantia foi obtida com negócios bilaterais, nunca tornados
públicos, do PS com o PCP e o BE (além dos Verdes) construindo uma maioria
aritmética, mas não uma plataforma política comum. Esta circunstância, que pode
parecer de somenos, não o é, tendo implicações muito sérias na governação do
país, cujos sinais se revelam neste momento, a poucos meses das novas eleições.
O primeiro orçamento do Governo
socialista, que ainda seguia as orientações políticas propostas eleitoralmente,
embateu com violência em Bruxelas, regressando para ser alterado, iniciando-se
aí uma reviravolta que erigiu o défice como prioridade máxima. Embora os
partidos apoiantes do governo na AR tenham aqui e ali manifestado alguma
discordância, o que é facto é que, nos momentos cruciais da aprovação dos
orçamentos, não falharam permitindo ao PS apresentar-se, no fim da legislatura,
como o novo campeão da luta pelas boas contas públicas. Claro que, como “não há
sol na eira e chuva no nabal”, a reversão das privatizações no transportes e a
recuperação dos cortes ao funcionalismo público tiveram que ser suportadas por
aumentos de impostos, no caso os indirectos, estando o país com a maior carga
fiscal desde 1995, sendo mesmo a “pressão fiscal”, que relaciona a carga fiscal
com os rendimentos das famílias, a maior de toda a União Europeia. Mas como os
impostos não foram suficientes, assistiu-se nesta legislatura a um corte
gigantesco no investimento público, enquanto as cativações foram utilizadas no
controlo da despesa pelas Finanças como nunca antes, em Democracia. As
consequências são já, neste momento, claramente visíveis no SNS e nos
transportes públicos, mas irão agravar-se seriamente nos próximos tempos. O anémico
crescimento económico dá uma sensação de recuperação muito bem aproveitada pelo
Governo, que vai dizendo que o país cresce acima da média europeia; esconde é
que essa média tem sido atirada para baixo pelos grandes países e que Portugal
desceu um lugar por ano durante a legislatura, aproximando-se perigosamente na
lanterna vermelha. Ao longo da legislatura, PCP e BE não foram mais do que
instrumentos de poder do PS, pelo que os seus resultados eleitorais deverão
reflectir isso mesmo.
E quanto à oposição de
direita? A passagem do PS para o lado dos defensores das boas contas, contrariando
o que fez antes, parece ter deixado PSD e CDS sem discurso. Em vez de saudarem
a passagem do PS para o lado da disciplina orçamental, manifestam incapacidade
de perceber que essas regras são um patamar mínimo de entendimento dos europeístas
convictos. É a partir daí que a direita deverá apresentar as suas próprias
propostas de actuação política, começando pelo crescimento económico, pela
liberdade de iniciativa, por uma reorganização mais eficiente do Estado a todos
os níveis e por garantir uma sustentabilidade social e ambiental na ocupação do
território, incluindo uma efectiva política de cidades. Propostas em tudo alternativas
ao actual estado de coisas, com outro modelo de sociedade. São aquilo que não
se tem visto a direita propor aos portugueses o que, ao que tudo indica, se
traduzirá num péssimo resultado eleitoral em Outubro, pelo que será a grande
responsável por uma maioria absoluta de António Costa.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 24 de Junho de 2019
sexta-feira, 21 de junho de 2019
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