segunda-feira, 12 de junho de 2023

A vida em palavras escritas

 


Sempre tive uma ideia muito clara sobre a existência das crónicas nos jornais, como esta. E é a de que uma crónica não vive por si e sim, por pressupor alguém que a escreve e também os seus leitores que a apreciam, quer de forma favorável ou não. Aliás, quando é escrita, o seu autor bem pode convencer-se de ter uma consciência clara do tipo de reacções que eventualmente provocará, que frequentemente estará redondamente enganado, como já tantas vezes sucedeu com o autor destas linhas.

Esta série de crónicas semanais a que chamei “visto de dentro” está prestes a fazer 18 anos. Não é a minha primeira série de crónicas, houve outra anterior, mas é de longe a de maior duração. A primeira crónica saiu depois de acertar pormenores com o Arménio Travassos que aqui recordo com saudade, bem como o seu Pai, o Sr. Travassos, excelente pessoa e que foi um competentíssimo funcionário da Câmara Municipal de Coimbra com quem tive o gosto e a honra de trabalhar.

A consciência de que as crianças nascidas pouco tempo antes de a primeira crónica sair no jornal já podem votar em eleições transmite uma sensação algo estranha, agravada pela circunstância paralela de muitos leitores e amigos não estarem já entre nós, pela lei inelutável da vida. Ao longo de tantos anos de crónicas, perante todos os leitores, os novos e mesmo os que já nos deixaram, há algo que tentei que se mantivesse constante: o respeito por eles. Tal obrigou a assumir sempre a responsabilidade pelas afirmações, mas mantendo sempre claras as ligações pessoais, aos mais diversos níveis, sejam político-partidários, religiosos, sociais ou outros. Penso que mesmo o facto de ter militado num partido, o PSD, durante longos anos, nunca me retirou capacidade de análise própria, fugindo sempre a fazer qualquer espécie de proselitismo.

Mas o que era verdade há quarenta e tal anos não o é hoje. A sociedade portuguesa evoluiu, a Democracia também e os próprios partidos têm pouco a ver com o que eram no início do regime em que se afirmavam pela definição ideológica, mas também pelas lideranças que se haviam imposto na política, mas também fora dela. Atualmente, os partidos, e falo essencialmente dos que se situam ao centro, mais à esquerda ou mais à direita que a outros não poderia nunca aderir, isto é o PS e o PSD, tornaram-se máquinas de poder seja para o conquistar, seja para o manter. As lideranças, sejam nacionais sejam locais surgem quase sempre através de carreiras feitas nas juventudes partidárias, sem ligação efectiva à realidade e, consequentemente, sem perceberem sequer o que se passa à sua volta e muito menos terem consciência das consequências das suas decisões. A mais que evidente necessidade urgente de alterar as leis eleitorais de forma a aproximar os eleitores dos eleitos é negada e rejeitada pelos dois partidos que também nessa matéria agem como donos da Democracia. O estado de degradação evidente do relacionamento entre grandes sectores sociais e políticos entre instituições, e mesmo entre pessoas, dever-se-á muito, a meu ver, a esta incapacidade de rever e reformar o sistema político. Outra consequência é o extremar de posições que coloca tanta gente a falar sozinha.

Como é evidente, com esta análise da situação política e social e embora continuando conv


icto da bondade da Democracia sobre todos os outros regimes e, portanto, da imprescindibilidade dos partidos políticos, o abandono da militância partidária tornou-se-me uma obrigação. Não posso afirmar que todos os líderes partidários do passado eram melhores que este ou aquele líder dos dias de hoje, mas algo me parece claro: em termos médios, a degradação do pessoal político é evidente e mesmo por vezes confrangedora. Por outro lado, militar num partido não pode ser semelhante a ser adepto de um clube de futebol: neste caso, a emoção tudo permite enquanto naquele a razão tem de apoiar programas e protagonistas com quem tem de estar de acordo. Consequentemente, se a minha independência de opinião era já um facto, hoje é-o com muito mais facilidade.

O avançar da idade, e vou iniciar nesta semana a minha septuagésima volta em torno do Sol, deve ajudar a que minha perspectiva da realidade seja hoje a que é. Mas não se pense que seja sinónimo de desistência de intervenção cívica que continuo a considerar um imperativo. Regressando à primeira crónica desta série, continuo a concordar com algo que lá estava escrito e que é achar que, em vez de optimistas ou pessimistas, o que devemos ser é optimizadores.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 12 de Junho de 2023

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segunda-feira, 5 de junho de 2023

ESCRAVATURA, HOJE

 


O facto de nos debatermos com problemas sérios a nível de crescimento económico, mas também de organização nos mais diversos sectores desde a educação à justiça, passando pela habitação e organização territorial, não nos deve tornar cegos relativamente ao que de verdadeiramente grave se passa noutras partes do mundo.

Na realidade, para nós a escravatura é uma questão do passado, incómoda, mas para a qual tendemos a olhar apenas de um ponto de vista histórico. Mas não devíamos ter essa perspectiva. Em primeiro lugar, porque o facto de estarmos integrados geográfica, mas também económica e politicamente numa zona do globo que há anos baniu a escravatura não impede que essa chaga social persista em grande parte do mundo.

A maior parte dos países aboliu a escravatura clássica durante o sec. XIX, como foi o caso de Portugal que o fez em 1864, embora as últimas abolições tenham ocorrido já bem dento da segunda metade do sec. XX. O trajecto da abolição da escravatura em Portugal é bem demonstrativo do longo período que foi necessário para que a consciência do significado da escravatura fizesse o seu caminho: em 1570 condenou a escravidão e o tráfego dos indígenas do Brasil, proclamando-os livres e iguais aos outros homens; em 1761 foi proibida a venda de escravos para o território metropolitano; em 1773 um alvará extinguiu o estado da escravidão em Portugal, “declarando livre o ventre da mãe” e acabando com a perpetuação do cativeiro; em 1836 foi proibida a exportação de escravos, quer por mar, quer por terra, em todos os domínios portugueses; finalmente, em 1869 foi “abolida a escravidão em todas as colónias portuguesas, passando os escravos existentes à condição de libertos”.

Nos nossos dias, felizmente, já não se assiste em lugar nenhum à compra e venda de seres humanos como se de mercadoria se tratasse. Mas persistem formas de reduzir a independência de pessoas retirando-lhes praticamente toda e qualquer possibilidade de seguir livremente as suas vidas, numa nova forma de escravatura. Modernamente considera-se que a escravatura engloba várias situações degradantes tais como o tráfico humano, exploração sexual e algumas formas de trabalho infantil bem como casamento infantil forçado. Há mesmo zonas do mundo onde crianças são utilizadas como soldados. As instituições que analisam esta questão a nível global consideram que existem quase 50 milhões de pessoas vítimas de escravatura moderna, das quais 22 milhões em casamento forçado incluindo 12 milhões de crianças, e os restantes em trabalho forçado.

De acordo com os especialistas, os dez países com mais alta prevalência de escravatura moderna são os seguintes: Coreia do Norte, Eritreia, Mauritânia, Arábia Saudita, Turquia, Tajiquistão, Emiratos Árabes Unidos, Rússia, Afeganistão e Koweit. Alguns destes países têm direitos humanos e civis limitados, outros têm trabalhos forçados e outros ainda não garantem a imigrantes ou refugiados os mesmos direitos civis que aos seus cidadãos, permitindo a sua exploração.


Portugal é normalmente apontado como bom exemplo de país com legislação adequada à luta contra a moderna escravatura. Contudo, como bem sabemos, somos habitualmente muito bons a fazer leis, mas muito fracos a aplicá-las com eficácia. E as notícias que, com frequência cada vez maior, surgem sobre casos de imigrantes a viverem em condições miseráveis para trabalharem em explorações agrícolas intensivas no Alentejo e no Algarve, não nos podem deixar descansados.

Devemos tomar consciência de que muitos produtos ou serviços que compramos ou utilizamos têm origem em trabalho forçado, mesmo feito por crianças, numa economia que permanece em boa parte escondida dos nossos olhos. O exemplo do chocolate que todos apreciamos é revelador desta realidade. Apesar de empresas como a Nestlé ou a Mars se terem comprometido a abolir o trabalho infantil, a realidade é que se estima que mais de 1,5 milhões de crianças trabalhem na produção de café no mundo, muitas delas com cinco anos de idade, metade das quais nas fazendas de cacau da África Ocidental. Na semana passada todos celebrámos o “dia internacional da criança” com mais uns abracinhos e mimos aos nossos filhos e netos, e é uma satisfação poder fazê-lo. Mas o conhecimento da forma como ainda hoje milhares e milhares de crianças são tratadas no mundo, na mais infame violência, ignorância e exploração não nos deveria deixar indiferentes e em paz de espírito.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 5 de Junho de 2023

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segunda-feira, 29 de maio de 2023

A VERDADE DA MENTIRA


 O rapazinho com cerca de dez anos tinha acabado de, por má utilização, partir um apoio de uma máquina doméstica recém-comprada. Com os seus conhecimentos limitados pensou que com a chamada “cola-tudo” resolveria o caso. Quando o seu Pai verificou que a enceradora nova tinha uma peça partida e colada, decidiu reclamar junto do vendedor e o rapazinho calou-se, não assumindo a sua responsabilidade no caso. Quando o Pai, para quem a verdade sempre tinha sido algo de sagrado, regressou da loja com a informação de que o vendedor iria apresentar o caso ao fabricante, o rapaz decidiu contar o que tinha acontecido. O caso resolveu-se com a informação ao comerciante do que tinha realmente acontecido e a tomada de consciência, pelo jovem, de que a mentira tem sempre perna curta, tendo ficado para sempre com uma relação muito difícil com a mentira e para com quem tem relação fácil com a mentira, digamos assim. Aqui chegados, devo esclarecer quem foi o rapaz que naquela altura da sua curta idade pensou que seria mais fácil calar o sucedido, assim mentindo: foi o autor destas linhas que, passados quase 60 anos sobre o sucedido, nunca o esqueceu.

Assistimos hoje ao que parece ser uma completa inversão de valores, quando a mentira se torna absolutamente aceitável se permitir alcançar o objectivo pretendido, havendo apenas uma preocupação, que é a de não se ser apanhado.

Claro que, em política, nunca é de esperar que a verdade seja um valor sagrado. Todos os políticos profissionais sabem que ao apresentarem a realidade aos eleitores sem pelo menos dourarem um pouco a pílula, nunca ganharão eleições, a não ser em situações muito específicas e de perigo imediato. Winston Churchill é o exemplo acabado disso. Enquanto Hitler ia fazendo das suas na Alemanha bem foi avisando do perigo que dali vinha para todos, que ninguém o quis ouvir. Só quando a Europa estava toda a arder e as Ilhas Britânicas quase a serem também invadidas é que os seus concidadãos lhe confiaram os destinos do país, quando ele os informou de que só lhes poderia prometer “sangue, suor e lágrimas” e foi, de facto, o que lhes deu ao não se submeter aos desígnios nazis. Para, logo que a guerra acabou, o despedirem sem apelo nem agravo nas primeiras eleições que se seguiram. Aliás, o Reino de S. Majestade foi ainda recentemente palco de uma vaga de mentiras do mais desbragado populismo que levou à sua saída da União Europeia numa decisão evidentemente democrática porque ditada pelo voto popular, mas constituindo um erro crasso de que a maioria do povo estará já arrependida. As promessas que então lhes foram feitas de melhor futuro não passavam de um engodo bem montado que se vieram a revelar, tarde demais, como impossíveis de alcançar porque completamente desfasadas da realidade.

A generalização e mesmo banalização da mentira como instrumento político é por demais evidente. Governantes e agentes políticos dos mais diversos níveis e quadrantes bem se podem achar muito inteligentes ao fazê-lo, mas mais não fazem do que corroer a democracia, escancarando as portas, eles sim, aos cavaleiros do apocalipse da ditadura. Uns mentem, objectivamente ou por omissão porque não têm coragem de dizer ao que vão temendo que tal não traga votos. Outros mentem quando tentam manipular a realidade, distorcendo números ou escondendo parte deles, os que mostram as suas incapacidades ou mesmo incompetências.

A evidência empírica mostra-nos que estas situações não podem durar para sempre e a realidade acaba sempre por se impor. Como dizia Abraham Lincoln, "É possível enganar algumas pessoas todo o tempo; é também possível enganar todas as pessoas por algum tempo; o que não é possível é enganar todas as pessoas todo o tempo.

O problema é que a mentira parece uma droga: depois de se habituarem a ela, dificilmente as pessoas se livram dela. Por outro lado, as actuais ideias pós-modernas ajudam, já que se difunde a ideia de que não existe verdade ou mentira, tudo dependendo do ponto de vista. Nada de mais errado, claro está. Não é o facto de estarmos a partir da Terra a observar o movimento do Sol que põe este a girar à nossa volta. Mas será que, nos nossos dias, Galileu voltaria a ter de negar aquilo que para ele era uma evidência científica?

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 29 de Maio de 2023

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segunda-feira, 22 de maio de 2023

ALFARROBEIRA: TRAIÇÃO MÁXIMA, HÁ 574 ANOS

 


Passaram no sábado, dia 20 de Maio, 574 anos sobre a tragédia vergonhosa que foi a dita Batalha de Alfarrobeira, mais uma vez sem que em Coimbra se tivesse dado conta desse facto que tão significativo foi para a História da nossa Cidade, mas também de Portugal.

Em Alfarrobeira, perto de Alverca, foi morto no dia20 de Maio de 1449, trespassado por uma seta, o Infante Dom Pedro, primeiro Duque de Coimbra e um dos membros da “Ínclita Geração, Altos Infantes”, assim se referiu Camões nos Lusíadas aos filhos de D. João I e de Filipa de Lencastre. Resultado trágico de invejas e mau génio, principalmente do seu meio-irmão Afonso primeiro Duque de Bragança, mas também de alguma parte da aristocracia que rodeava o Rei D. Afonso V. Depois da batalha o seu corpo foi abandonado durante três dias (É fartar vilanagem!) e sepultado quase às escondidas, tendo sido depois transladado para Abrantes de onde só saiu para o Mosteiro da Batalha em 1455.

Historiadores referem o facto de Dom Pedro, durante a sua regência entre 1439 e 1444, ter seguido as suas ideias muito modernas para a época sobre a governação explanadas nos seus célebres escritos anteriores, tendo colocado em causa tradições feudalistas e respectivos interesses de boa parte da aristocracia. Atitude governativa que só seria recuperada pelo seu neto D. João II, o “Príncipe Perfeito”.

Dadas as suas viagens, de uma extensão rara para o seu tempo e que duraram dez anos, Dom Pedro ficou conhecido como o “Infante das Sete partidas”. Nas suas viagens conheceu Londres e Oxford recebendo a “Ordem da Jarreteira”, mas também Bruges, Bruxelas, Lovaina e a Borgonha, bem como Colónia e Nuremberga. Viajou até Veneza, Pádua, Bolonha, Florença e Roma, e ainda Viena, Budapeste e Belgrado. Ajudou o Imperador Segismundo na luta contra os Turcos invasores, que lhe outorgou a “Marca de Treviso”. Em Veneza comprou um “mapa-mundi” que terá sido fundamental para o desenvolvimento das navegações portuguesas. De Pádua trouxe para Lisboa as relíquias de Stº António e o símbolo da sua casa, a Balança, ainda hoje representa a Justiça.

Mas Dom Pedro ficou ainda famosos pela sua cultura e pelos seus escritos, tendo traduzido Cícero bem como Séneca, que comentou. Da sua autoria ficou para sempre a definição de poesia notável pela sensibilidade e argúcia: poesia é mais sabor do que saber. Aquando da sua passagem por Bruges, escreveu a seu irmão D. Duarte, futuro Rei, uma carta que ficou famosa dando-lhe conselhos para o seu futuro reinado; entre outras ideias, recordou a má instrução generalizada do clero português, propondo-lhe a criação de Colégios na Universidade de Lisboa, à semelhança de Oxford e Paris. Foi o autor da “Virtuosa Benfeitoria” cuja redacção final ficou a cargo de Frei João Verba, onde se baseia nos clássicos e também nos grandes filósofos cristãos, estabelecendo doutrina sobre o poder e o seu exercício que deve estar ao serviço do bem comum. Da sua autoria é também o “Livro dos Ofícios”.Mandou ainda terminar a compilação das Ordenações Afonsinas que vinham já do reinado de D. Duarte e que ficaram prontas em 1446, importantes para o desenvolvimento e modernização do país, mas constituindo um grande golpe no sistema político medieval. Aliás, durante a sua regência, entre muitas outras decisões, suspendeu também o “direito de aposentadoria” pelo qual os povos estavam obrigados a dar pousada gratuita aos séquitos dos nobres em jornada pelo Reino mandando, em alternativa, construir uma rede de estalagens, cuja utilização seria paga.

No seu ducado preparou a criação de uma nova Universidade em Coimbra. Para tal, enquanto regente, publicou um diploma pelo qual, em nome do Príncipe Afonso, decretou o Estudo de Coimbra custeado pelas suas rendas e sob a sua protecção.


Apesar de tudo isto e do muito mais que a extensão de uma crónica não permite escrever, ou por causa disso mesmo, o primeiro Duque de Coimbra foi vítima de maledicências e invejas da grande aristocracia capitaneada pelo seu meio-irmão Duque de Bragança que foram acolhidas pelo seu sobrinho e genro rei D. Afonso V. Como resultado, Dom Pedro e a maioria dos seus homens foram mortos em Alfarrobeira. D. Afonso V não se ficou por aí, tendo movido perseguição a tudo e todos que se relacionassem com o falecido Duque de Coimbra. Não redime a História que o Rei D. João II, filho de D. Afonso V, tivesse vingado o avô Dom Pedro mandando executar em 1483 em praça pública os responsáveis pela conspiração ocorrida 34 anos antes, matando ele próprio o Duque de Viseu, seu cunhado. Na realidade, Dom Pedro parece ter sido erradicado da História de Portugal, numa atitude algo estranha, que talvez radique numa imensa e justificada vergonha colectiva. Nem Coimbra, sede do seu ducado, o relembra com a mínima dignidade.

Sobre ele, relembro as palavras de Sophia de Mello Breyner Andersen:

“Nunca choraremos bastante, nem com pranto

Assaz amargo e fortemente

Aquele que fundou glória e grandeza

E recebeu em paga insulto e morte”.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 22 de Maio 2023

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segunda-feira, 15 de maio de 2023

VOLUNTARIADO

 


Não é preciso procurar muito na comunicação social ou nas redes sociais para se encontrar um certo espírito difuso de que a nossa actual sociedade é egoísta, tendo perdido muito de um espírito de solidariedade que em outros tempos a caracterizaria.

Na realidade, os tempos que atravessamos são de uma mudança social vertiginosa, e nem é preciso entrar pela análise das chamadas questões fracturantes cuja defesa veio substituir a velha luta de classes. Se há cem anos a industrialização crescente produziu autênticos exércitos de operários sem defesas para as suas condições de trabalho, lavrou também o terreno para o surgimento das lutas sindicais eu se basearam muito em ideologia, mas também em camaradagem e solidariedade social.

Tudo isso evoluiu, assistiu-se à instalação de regimes horríveis de ditaduras fascistas e nazis, bem como de um regime comunista que prometia o socialismo e finalmente a igualdade entre todos os homens acabando num triste capitalismo de Estado. Uma guerra mundial provocada pelas ditaduras ditou o fim delas próprias e dezenas de anos depois os próprios regimes de partido único comunista colapsaram, incapazes de competir com os regimes liberais.

Quando muitos previam o fim da História, o que sucedeu foi uma globalização anárquica e uma desregulação económica e financeira que, em poucas dezenas de anos, alterou a maneira de viver de milhões um pouco por todo o planeta.

O crescimento económico que o Ocidente conheceu nas décadas seguintes ao fim da II Grande Guerra deu lugar a alguma estagnação. Os países que tinham enriquecido continuam ricos, mas sem crescer nada do que se pareça com a segunda metade do sec. XX. Já os países pobres assim continuam ou ainda pior, com lideranças políticas extractivas e genericamente corruptas, provocando migrações gigantescas, como nunca aconteceu em tempos de paz.

Em consequência de tudo isto, e da incapacidade de os políticos compreenderem o que se passa continuando a pensar e agir como há 40/50 anos, a nossa vida social conhece igualmente desregulações e mesmo disrupções que são características de fim de época, embora seja impossível definir o que se vai seguir. Para além da guerra, o que se passa na Rússia, em reacção violenta contra os males do liberalismo, como Putin e os seus ideólogos defendem, pode ser um sinal, aliás com o será o que se passou recentemente no Brasil e mesmo nos EUA com Bolsonaro e Trump. Também há países europeus, mesmo integrantes da União Europeia, que parecem caminhar no mesmo sentido, embora de forma algo discreta, que os fundos da UE sabem bem e não só a nós.

Embora a regulação do trabalhado seja cada vez mais apertada e exigente, a realidade mostra que se está a assistir a mudanças profundas, também nesta área. A pandemia do COVID veio mostrar a possibilidade de grande parte das tarefas poder ser executada de forma não presencial, o que é permitido pelas novas tecnologias e pela internet. A legislação bem pode não o permitir no papel, mas os telemóveis, tablets e computadores portáteis fazem com que o trabalho vá muito para além das horas regulamentadas. Também as actividades extra-escolares dos alunos fazem com que os progenitores andem sempre a correr de um lado para o outro, retirando-lhes tempo para o necessário descanso que parece sê-lo cada vez menos, sendo frequentemente constituído por viagens e actividades que proporcionam tudo menos o que seria suposto fazer.


O tempo tornou-se de facto o bem mais precioso que se pode ter. Tempo para ir ao cinema, para ler um livro ou ouvir um concerto descansado do princípio ao fim, ou mesmo para uma conversa descontraída com amigos. É por isso que, nos dias de hoje, surpreende a capacidade de tantos para, apesar de tudo, dedicarem de forma gratuita (boa) parte do seu escasso tempo disponível aos outros.

A verdade é que o voluntariado, que se poderia pensar estar a desaparecer com as características absorventes da vida moderna, continua vivo e actuante, cumprindo um papel essencial na solidariedade entre as diversas camadas sociais.

Seja qual for a razão por que o fazem, há imensas pessoas que dedicam parte do seu tempo a visitar hospitais dando ajuda aos doentes que sofrem ou a ir às prisões consolar os presos ajudando-os a ultrapassar um tempo difícil, mas também a preparar o tempo que virá a seguir. Pessoas que, de forma discreta, partilham as suas posses com instituições que ajudam pessoas em situação difícil, sejam crianças ou velhos desamparados ou que oferecem apenas a sua companhia dando precisamente o que lhes é mais valioso: tempo.


Milhares de pessoas, desde jovens escuteiros a estudantes universitários, passando por gente na força da vida e reformados ofereceram o seu tempo e presença na campanha do Banco Alimentar do passado fim-de-semana, sujeitando-se a ouvir um outro não mais forte, mas sendo também testemunhas de tocantes mostras de que a solidariedade ainda não é entre nós uma palavra vã. Se houvesse necessidade de prova de que os fundamentos mais importantes da nossa sociedade ainda estão presentes com muita força, contrariamente ao que muitos julgam, ela aí está sem sombra nenhuma, longe da artificialidade em que tantas vezes as nossas vidas se enredam.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 15 de Maio de 2023

Imagens retiradas da internet