segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Que país queremos ser?




Infelizmente nem seriam necessárias as tragédias que regularmente nos visitam para nos apercebermos até quanto somos ainda um país pobre e mal organizado, pese embora exista ao lado deste um outro país desenvolvido e sofisticado que gostamos de mostrar ao mundo. Nas últimas semanas temos assistido, com alguma perplexidade, a uma onda de greves simultâneas em sectores vitais. Estas greves permitem ver como é o tal país que muitos tentam ignorar ou até mesmo esconder, talvez pela sua falta de “glamour”, como tanto se gosta de dizer nos jornais e nas tv´s.
Desde logo, no sector da saúde melhor dizendo, no Serviço Nacional de Saúde. Greve dos Enfermeiros, portanto. Greve cuja duração já atirou para as calendas milhares de cirurgias, dizendo-se que por cada dia são mais 500 doentes que não vêm solução para os seus problemas de saúde. Mas parece não haver problema e, com uma calma olímpica, o Governo deixa andar. Os portugueses descobrem que a classe dos enfermeiros é, no Sistema Nacional de Saúde, pobre e mal paga. Muito mal paga mesmo, assim se explicando por que razão os enfermeiros ou têm vários empregos para sobreviver andando ensonados, cansados e desesperados com o trabalho ou vão para fora para viver com dignidade e até receber prémios pela sua capacidade de trabalho e competência.

A greve dos estivadores do Porto de Setúbal tem consequências graves na economia portuguesa, desde logo pelos problemas que acarreta à saída dos automóveis fabricados pela AutoEuropa que representa uns 15% das exportações portuguesas e se viu obrigada a procurar alternativas ao porto de Setúbal, cujos trabalhadores estão parados desde 6 de Novembro. E os portugueses descobrem mais um mundo subterrâneo de trabalho miseravelmente pago, mas sobretudo com famílias portuguesas a viver em condições humilhantes e verdadeiramente inaceitáveis nos dias de hoje. Uma organização laboral que supúnhamos já terminada há muitos anos, subsiste escondida à volta dos portos portugueses. Se há uns anos os sindicatos definiam quantos trabalhadores seriam necessários para a estiva dos navios, aguardando os precários junto aos portões que lhes dissessem quantos poderiam trabalhar nesse dia, hoje em dia são as empresas a fazê-lo. E dezenas e dezenas de famílias dependem de os seus familiares arranjarem ou não trabalho em cada dia, fazendo-se uns contratos que terminam no fim desses mesmos dias, isto durante anos e anos a fio. Para ganharem verdadeiras misérias. Mais do que comentar os problemas que a greve traz à economia, importa denunciar e acabar com a situação laboral a todos os títulos vergonhosa que um país da União Europeia, em 2018, permite que seja a de cidadãos seus.
Por fim, a greve dos Juízes. Se as greves acima referidas acabam por mostrar um país deprimido, mal organizado e que ainda não encontrou verdadeiros caminhos de desenvolvimento que permitam um mínimo de estabilidade económica aos seus cidadãos, a greve dos juízes deve-nos colocar de sobreaviso acerca do perigo de uma condição essencial da cidadania: a nossa segurança individual e colectiva. Se há sector crucial para o funcionamento do regime democrático é a Justiça, pelo que uma greve dos seus agentes mais directos é algo que deve suscitar a atenção preocupada dos cidadãos.
A greve dos juízes tem motivado as posições mais desencontradas, mesmo por parte dos juristas mais conceituados, que eles próprios não mantêm no tempo, razão pela qual o cidadão comum sente a maior perplexidade perante essa situação. É que se os Tribunais são em si próprios órgãos de soberania, a independência dos juízes tem que ser garantida e depende de muitos factores a que eles são alheios, mesmo para além da determinação dos seus vencimentos. E quando os juízes fazem greve em função do seu Estatuto, que define os seus direitos e deveres, os restantes cidadãos devem prestar a maior atenção, não se vá dar o caso de a sua independência poder vir a ser posta em causa.
As greves em curso constituem, cada uma à sua maneira, uma interpelação muito clara a que todos nós devemos responder frontalmente, porque dessa resposta colectiva e esclarecida depende a escolha de qual país queremos ser.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 3 de Dezembro de 2018

Sem comentários: