segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Lembrar Sá Carneiro, um político diferente



Na noite de 4 de Dezembro de 1980 encontrava-me na Base Naval do Alfeite, sendo Oficial de Dia no Comando da Flotilha de Patrulhas, por cumprir nessa altura o Serviço Militar Obrigatório na Marinha Portuguesa como Oficial da Reserva Naval. Depois do jantar encontravamo-nos três pessoas a ver a televisão na sala, eu próprio, um 1º Tenente e um Sargento quando surgiu a notícia de um acidente com um avião em Camarate, tendo morrido o primeiro-Ministro Sá Carneiro. Instantaneamente os outros dois homens levantaram-se, abraçaram-se de satisfação e literalmente saltaram pela sala fora a comemorar a notícia. Quanto a mim, restou-me sair para o exterior, absorvendo o ar frio da noite para tentar acalmar o espírito perante a trágica notícia e a cena inclassificável a que acabara de assistir.
Faltavam três dias para as eleições presidenciais em que se confrontavam os generais Ramalho Eanes que se candidatava à reeleição e Soares Carneiro, apoiado pela AD liderada por Sá Carneiro que havia vencido as eleições parlamentares pela 2ª vez com maioria absoluta dois meses antes, em 5 de Outubro. As sondagens indicavam uma muito provável vitória de Eanes, face aos restantes candidatos de que apenas Otelo Saraiva de Carvalho poderia sobressair, mas não aparecendo qualquer candidato directamente apoiado pelo PS e pelo PCP que apostavam, assim, na reeleição de Ramalho Eanes. Isto, apesar da relação tensa (para dizer o mínimo) entre Soares e Eanes e de em 1976, ainda na sequência do 25 de Novembro, os comunistas terem sido os maiores opositores de Eanes.
Com a queda do pequeno avião em Camarate, caíam também por terra as últimas esperanças da AD em obter «um Presidente, uma Maioria, um Governo» como era desejo expresso de Sá Carneiro, que corporizava aquele projecto.
O desaparecimento de Sá Carneiro no acidente de Camarate cortou uma carreira política que acabou por ser curta, mas de uma intensidade rara, mostrando como a política pode ser exercida de uma forma assumidamente disruptiva, tendo sempre em mente objectivos concretos e não aceitando situações dúbias ou mesmo falsas que pudessem colocar em questão os valores fundamentais subjacentes. Foi assim antes do 25 de Abril quando aceitou integrar as listas do partido único de então para formar a chamada «ala liberal», com um programa concreto de exigências prévias sobre liberdades individuais e de imprensa. Ao ver a impossibilidade de obter o pretendido, demitiu-se com estrondo da então Assembleia Nacional, cortando todos os laços com o regime.
Foi também assim depois do 25 de Abril, com a fundação do PPD e lutas imediatas internas e externas. Externamente, rejeitou em absoluto a hipótese de a Democracia poder ser tutelada pelos militares, bem como o domínio «popular» das esquerdas revolucionárias sobre o voto livremente expresso pelo povo em eleições livres, logo após as eleições para a Constituinte em 1975. Tal como não admitiu que a Igreja, nomeadamente através do Cardeal Patriarca, se imiscuísse na sua vida privada alinhando em campanhas sórdidas que misturavam política e religião. Internamente, viu-se permanentemente atacado, praticamente desde a fundação do partido, por vagas sucessivas de «verdadeiros social-democratas» que o acusavam de desvios «liberalizantes» ou mesmo direitistas. Desde Sá Borges, logo em 1975, até às «opções inadiáveis» em Junho de 1978 que antecederam a formação da Aliança Democrática em que, pela primeira vez, o PSD viria a aceder ao poder através da escolha democrática da maioria dos portugueses.
Sá Carneiro não foi um homem santo, nem um político perfeito e, como todos nós, muitos erros terá cometido na vida. Mas algo fez muitíssimo bem. Corporizou como poucos políticos os anseios dos portugueses, lutou com denodo pelo que acreditava, quer em oposição, quer ao exercer o poder. E viveu a vida em grande velocidade e com intensidade máxima. Só por isso merece aqui ser recordado, na passagem de 39 anos sobre o seu desaparecimento.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra, em 2 de Dezembro de 2019

Sem comentários: