terça-feira, 1 de setembro de 2020

DOM PEDRO, DUQUE DE COIMBRA E A UNIVERSIDADE

 


Enquanto a universidade portuguesa andava entre Coimbra e Lisboa, sem sair dos cânones medievais e de uma função quase exclusiva de formação religiosa, houve uma tentativa de criação de uma outra Universidade, que deveria ser constituída à imagem do melhor que havia na Europa de então, designadamente das universidades de Oxford e de Paris.

Em 1443 o Duque de Coimbra Dom Pedro, pertencente àquela a que Camões muito apropriadamente chamou Ínclita Geração tomou, enquanto Regente da coroa portuguesa, as medidas necessárias para a fundação de um Estudo Geral em Coimbra em paralelo com a Universidade que na altura estava em Lisboa. Concretizava assim as suas preocupações com o ensino superior, de que já tinha dado nota na célebre carta que de Bruges enviou a seu irmão Duarte que haveria de ser Rei. Com esse fim, nesse ano fez uma dotação para esse efeito, além de tomar outras medidas para a sua instalação física.

Dom Pedro, quarto filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre, foi um homem culto e conhecedor do mundo do seu tempo. Para além de em jovem ter ido para a corte inglesa com dois irmãos conhecer outros mundos e línguas, entre 1425 e 1428 viajou pela Europa de onde lhe veio ter ficado conhecido como «Infante das sete partidas». Nessa altura Dom Pedro era já Duque de Coimbra, investidura ocorrida no regresso da conquista de Ceuta, em Agosto de 1415, pelo que as suas viagens não terão sido um simples passeio integrando-se antes numa acção diplomática ao mais alto nível, razão por que foi acompanhado por uma importante comitiva. De Coimbra viajou até Paris, donde passou a Inglaterra, terra natal de sua mãe Filipa de Lencastre, neta do rei Eduardo III e irmã do rei Henrique IV que deu início à dinastia de Lencastre. Em Inglaterra foi investido cavaleiro da Ordem da Jarreteira, a que seus pais também pertenciam. Tendo viajado para a Flandres, escreveu a seu irmão D. Duarte a famosa «Carta de Bruges» onde lhe dava conhecimento do desenvolvimento dos países que visitava, dando-lhe ideias para a boa governação, para além de propostas de reforma universitária necessária pela deficiência de formação do clero português. Dom Pedro passou depois pela Alemanha e foi a Viena onde ajudou o Imperador Segismundo na guerra com os Turcos, o que lhe valeu ser investido no domínio da Marca Trevisiana. Dom Pedro e a sua comitiva tiveram ainda estadas em Veneza e em Roma onde o Papa lhe entregou uma relíquia de S. Sebastião. Antes de regressar a Portugal, passou por Barcelona onde tratou do seu casamento com Isabel, condessa de Urgel, filha do conde Jaime II de Urgel e da infanta Isabel de Aragão.

O reinado do seu irmão D. Duarte durou escassos anos, o suficiente, contudo, para se deixar levar pelos desejos de glória de seus irmãos Henrique e Fernando que ansiavam por conquistas aos muçulmanos no Norte de África, em vez de se prosseguir com as navegações pela costa africana. A tragédia de Tânger, com a consequente tomada de D. Fernando como refém até à sua morte foi o resultado dessa política desastrosa. Após a morte de seu irmão D. Duarte, como o infante D. Afonso era ainda uma criança, a regência foi assegurada por sua mãe Leonor de Aragão por um breve período e depois pelo Duque Dom Pedro que retirou poder à aristocracia a favor da Coroa, e reviu a legislação do país através das «Ordenações Afonsinas», preparando já uma saída do país dos tempos medievais. Quando o seu sobrinho atingiu a maioridade em 1448, Dom Pedro entregou-lhe a governação, retirando-se para Coimbra, sede do seu ducado. A sua acção como regente tinha-lhe, no entanto, granjeado inimigos poderosos, com o seu meio-irmão D. Afonso, que ele próprio tinha feito Duque de Bragança, à cabeça. Foi assim que o Duque de Coimbra foi vítima de uma cilada e morto de forma traiçoeira naquilo a que chamaram batalha de Alfarrobeira na data infame de 20 de Maio de 1499.

A universidade que Dom Pedro desejou para Coimbra não teve desenvolvimento após a sua morte em Alfarrobeira, tendo o Rei D. Afonso V anulado todas as decisões do Duque de Coimbra enquanto Regente do Reino, além de permitir a perseguição da memória do Duque que só foi, em parte, reabilitada por D. João II, continuando até os dias de hoje envolta em mistificações e mentiras em favor de outros personagens. De tal forma é assim que mesmo a sua cidade por quem tanto fez, Coimbra, o mantém no esquecimento em favor de figuras mitológicas, ao contrário de outras cidades como Aveiro que lhe prestam homenagem e o consideram na sua verdadeira importância histórica. Depois de Alfarrobeira Coimbra teria de esperar até 1537 para ter a sua universidade, transferida definitivamente de Lisboa com D. João III, no que foi tristemente acompanhada pela Inquisição que iria castrar durante 285 anos a vida intelectual, a ciência e a liberdade com consequências no ser português ainda hoje visíveis.

O lema de vida escolhido por Dom Pedro resumia-se a uma palavra, «DESIR», mas era todo um programa.

Àquele príncipe português que no século XIV tinha a sensibilidade e o conhecimento para escrever que «POESIA É MAIS SABOR DO QUE SABER», Sophia de Mello Breyner dedicou este poema, com que termino esta singela evocação da sua vida dedicada aos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra:

 

PRANTO PELO INFANTE D. PEDRO
DAS SETE PARTIDAS

 

Nunca choraremos bastante nem com pranto
assaz amargo e forte
aquele que fundou glória e grandeza
e recebeu em paga insulto e morte

 

 

Este texto foi publicado no nº de Agosto da revista FRA da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra 



 


Sem comentários: