domingo, 13 de setembro de 2020

POLÍTICA E FUTEBOL

 António Costa e Fernando Medina decidiram aceitar o convite de Luis Filipe Vieira para participarem na comissão de honra da sua recandidatura à presidência do clube de futebol Benfica.

António Costa, que se saiba exerce as suas funções primo-ministeriais em exclusividade. O mesmo acontece com Fernando Medina na presidência da Câmara de Lisboa. Já nenhum deles participa na Quadratura do Círculo, isto é, pertence à respectiva cooperativa.

Agora vêm defender que a sua presença na referida comissão se faz a título pessoal nada tendo a ver com as respectivas funções institucionais. Para este efeito não são as mesmas pessoas que exercem aquelas funções. Serão outras, portanto.

E uns jornalistas vão catar num suposto regulamento ético do Governo, para saber se Costa o está a infringir. Mais um frete, claro.

Será preciso muito para perceber que ambos meteram a pata na poça por duas razões?

Em primeiro lugar, política e futebol não casam, devem ser estanques. Por uma questão óbvia de limpeza sanitária do espaço público.

Em segundo lugar, porque a pessoa que estão a apoiar se chama Luis Filipe Vieira. O que lhes devia ter tocado umas campainhas, ao receberem o convite. Por causa de eventuais vigarices de dinheiro que correm pelos tribunais. Muito dinheiro. Centenas de milhões, mesmo.

Mais uma vez cito Rodrigo da Fonseca:

«Nascer entre brutos, viver entre brutos, morrer entre brutos, é triste»

Sem comentários: