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jpaulocraveiro@ gmail.com "Por decisão do autor, o presente blogue não segue o novo Acordo Ortográfico"
terça-feira, 3 de abril de 2018
Sombra do passado
Alguns "ministros-sombra" do PSD, em 2018: Ângelo Correia, Luis Filipe Pereira, Silva Peneda, Arlindo Cunha. Todos muito estimáveis, claro. Um governo assim nunca sairá da sombra para a luz.
domingo, 1 de abril de 2018
sábado, 31 de março de 2018
terça-feira, 27 de março de 2018
Presidente do Eurogrupo
Mas este sr. não é presidente do Eurogrupo? Afinal parece que esse cargo não serve para mais nada, para além da tratar da agenda das reuniões do dito.
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/ajudas-a-banca-ja-custaram--17-mil-milhoes-a-contribuintes-9216204.html
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/ajudas-a-banca-ja-custaram--17-mil-milhoes-a-contribuintes-9216204.html
Como construir um défice simpático
Em 2017, a carga fiscal atingiu o valor de 34,7% do PIB. O mais alto desde sempre.
Como em 2017 o PIB também cresceu, os impostos arrecadados foram gigantescos. O défice de 0,9% foi, assim, conseguido pelo lado do aumento das receitas e não pela diminuição da despesa, que também cresceu. Onde estão as reformas do Estado tão elogiadas pela Comissão Europeia amiga? Em lado nenhum. O diabo continua escondido debaixo do tapete, mas a ser bem alimentado.
Gráfico da variação da carga fiscal em função do défice retirado de:
https://www.facebook.com/gershonjorge?hc_ref=ARTnwoQf48sgY6dxS_1_ssNIcBORIAVhc9Oep9FiFTwcXJirFNWX6pfLJHQEtIjW6Sc&fref=nf
Como em 2017 o PIB também cresceu, os impostos arrecadados foram gigantescos. O défice de 0,9% foi, assim, conseguido pelo lado do aumento das receitas e não pela diminuição da despesa, que também cresceu. Onde estão as reformas do Estado tão elogiadas pela Comissão Europeia amiga? Em lado nenhum. O diabo continua escondido debaixo do tapete, mas a ser bem alimentado.
Gráfico da variação da carga fiscal em função do défice retirado de:
https://www.facebook.com/gershonjorge?hc_ref=ARTnwoQf48sgY6dxS_1_ssNIcBORIAVhc9Oep9FiFTwcXJirFNWX6pfLJHQEtIjW6Sc&fref=nf
segunda-feira, 26 de março de 2018
Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde
O Governo inventou mais um grupo de trabalho:
"Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde"
E eu a julgar que no Governo havia um Ministério da Saúde, com orçamento, Ministro, Secretários de Estado e tudo.
E ninguém acha isto estranho?
"Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde"
E eu a julgar que no Governo havia um Ministério da Saúde, com orçamento, Ministro, Secretários de Estado e tudo.
E ninguém acha isto estranho?
INCÊNDIOS E RESPONSABILIDADES
Os portugueses não estavam habituados a que a
verdade lhes entrasse pela casa dentro como aconteceu com os relatórios das
Comissões Independentes criadas pela Assembleia da República sobre os incêndios
de Junho e Outubro de 2017. Na verdade, entre a defesa de interesses
partidários mesquinhos e a auto-defesa das estruturas estatais e respectivo
funcionalismo, a dureza da realidade é quase sempre amaciada e transformada de
forma a que não seja verdadeiramente possível encontrar responsabilidades.
Quando estas apesar de tudo têm que surgir, encontram-se processos de
responsabilizar algum desgraçado funcionário menor para arcar com elas.
É por isso uma surpresa que nos surja perante os
olhos um relatório como o produzido pela Segunda Comissão Técnica Independente
sobre os incêndios de Outubro passado, agora apresentado.
A primeira informação a reter é algo de que já
havia uma noção generalizada e tem a ver com a dimensão dos fogos de Outubro;
de acordo com o Relatório, este incêndio foi o “maior registado na Europa até
ao momento e o maior do mundo em 2017, com uma média de 10 mil
hectares ardidos por hora entre as 16:00 do dia 15 de Outubro e as 05:00 do dia
16”. Para isto contribuíram vários
factores meteorológicos dominados pela passagem do furacão “Ophelia”, situação
devidamente prevista com antecedência pelo IPMA.
Mas o Relatório aponta outras causas para que
estes incêndios viessem a ter as trágicas consequências que dá a conhecer: 48
vidas humanas perdidas, 241 mil hectares ardidos, 521 empresas e mais de 4.500
postos de trabalho afectados em 30 municípios.
É o caso da falta de meios para o combate aos
incêndios. Ficou-se a saber: quinze dias antes dos incêndios de Outubro, a ANPC
(Autoridade Nacional de Protecção Civil) pediu à tutela autorização para reforçar
os meios, mas das 105 equipas pedidas, o Governo só autorizou 50; um pedido de reforço de 40 operacionais da Força Especial de Bombeiros foi
recusado; um pedido de reforço de quatro meios aéreos ligeiros, apresentado em
Julho foi recusado; um outro pedido para a locação de quatro aviões anfíbios
médios, precisamente para o período entre 13 e 31 de Outubro foi também
recusado; um pedido feito em Setembro para o reforço de 200 horas de voo
suplementares para duas parelhas de aviões anfíbios médios” foi igualmente
recusado. As recusas do Governo sustentaram-se essencialmente em falta de
“fundamento legal”.
Como tinha acontecido em Junho em Pedrógão, voltaram a verificar-se falhas
do Estado, isto é, parece não se ter aprendido nada com o que então aconteceu.
Não era só a Ministra que era a mesma, a estrutura da Protecção Civil
manteve-se, só tendo sido alterada depois de 16 de Outubro. Apesar dos avisos
meteorológicos, o combate aéreo surgiu muito tarde, dando tempo aos fogos para
progredirem a uma velocidade enorme. O próprio presidente da Câmara de Oliveira
do Hospital reagiu a este Relatório afirmando que “esta tragédia não teria
acontecido se tivéssemos meios aéreos na primeira hora” e ainda que “todos ficaram
abandonados”. As Forças Armadas foram chamadas, para serem deslocadas para
outros locais depois de chegarem aonde lhes tinha sido antes determinado. O
Relatório aborda ainda a desorganização/incompetência no ataque aos incêndios
apontando por exemplo, que “os Postos de Comando Operacional estavam
deficientemente localizados e estavam desfasados na sua dimensão e
complexidade, não conseguindo corresponder às necessidades exigidas pelo ataque
ao fogo”.
Mas o Relatório da CTI2 refere também a possibilidade
de o incêndio inicial na Lousã ter tido origem na queda de uma árvore sobre uma
linha de média tensão, o que remete imediatamente para a questão das
responsabilidades. Ninguém é responsável pelas condições meteorológicas
extremas verificadas nas Beiras naqueles dias fatídicos. Mas a falta de
decisões dos responsáveis políticos nos meses anteriores e mesmo as suas
decisões erradas naqueles dias podem ter tido um papel crucial nas
consequências gravíssimas dos incêndios, a começar pelo número de mortos. Todos
sentimos que a hora é do Ministério Público que, face ao presente Relatório,
parece ter bases mais do que suficientes para proceder às suas investigações e
acusações, se for caso disso. Em Outubro, o Presidente da República devolveu
dignidade ao Estado, com a sua actuação firme mas agora não deve, não pode
permitir que se passe um pano sobre o que se passou naqueles dias de Outubro de
2017.
quinta-feira, 22 de março de 2018
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