sábado, 30 de março de 2019

BREXIT

Ontem foi 29 de Março de 2019. A data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia. Saída que não houve. E O Reino Unido está cada vez mais desunido, dando uma imagem lamentável da sua vida parlamentar tão antiga que tem servido de modelo às democracias ocidentais desde há séculos. Se fosse preciso mais uma prova da degradação britânica desde o desaparecimento do seu império, ela aí está. Infelizmente, qualquer que seja a saída da situação criada, haverá sequelas graves no país e em toda a Europa.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Defesa da intimidade pessoal

Muitas vezes não acreditamos em certas coisas. A não ser quando acontecem connosco. A vigilância que as grandes empresas da internet exercem sobre nós começa a ser aterradora.
Ontem mandei um mail, pela conta gmail, para a editora de uma revista internacional de economia. Zás! Hoje começou a aparecer no meu "feed de notícias" do facebook, como por acaso, publicidade à assinatura da revista. Podia pensar que é uma coincidência, mas não é. Já é a segunda vez que detecto uma circunstância deste tipo.

segunda-feira, 25 de março de 2019

CONFIANÇA!



Embora não tenhamos imediata consciência desse facto, a nossa vida depende cada vez mais de algo intangível como é a CONFIANÇA. Durante muitos milhares de anos o Homem teve uma relação directa com a Natureza, que lhe fornecia tudo aquilo de que necessitava. E assim, aproveitando e modificando o que o rodeava, foi evoluindo e desenvolvendo sociedades cada vez mais cultas e sofisticadas. As revoluções industriais clássicas não alteraram a relação com o que nos rodeia em substância, apenas permitiram a construção de cada vez mais objectos que nos foram facilitando a vida e criando melhores condições para enfrentar as dificuldades que a própria Natureza ainda nos cria.
Contudo, houve um momento em que o desenvolvimento industrial levou a uma alteração radical na relação individual de cada um de nós com aquilo que nos rodeia e que sofreu uma enorme artificialização. Todos nós passámos a ser utentes de algo que muda permanentemente, que não conhecemos em detalhe e que qualquer um de nós nunca poderia replicar, caso disso tivesse necessidade. Apenas sabemos como utilizar.
É aqui que entra o conceito de confiança. O mundo actual baseia-se na confiança, que se tornou algo de fundamental. Contudo, como todos sabemos, a confiança em seja o que for, pode demorar anos a construir-se para desaparecer em escassos momentos. Desde o que comemos, aos remédios que tomamos, aos transportes que utilizamos e, mais recentemente, àquilo que consumimos e partilhamos no mundo digital da internet, só o podemos utilizar porque acreditamos que são conformes a regras pré-estabelecidas que garantem a segurança e nos transmitem confiança como utilizadores.
Os recentes acidentes com os novos aviões Boeing 737 MAX 8 são um grave teste a essa confiança. O primeiro ocorreu em Outubro passado na Indonésia e foi encarado como mais um dos, felizmente, raríssimos acidentes aéreos que todos sabemos acontecerem de vez em quando devido a diversas causas, mas que não nos retiram a confiança em entrar num avião. Contudo, um segundo acidente com um avião idêntico no dia dez deste mês e, sobretudo, em circunstâncias muito semelhantes às do acidente anterior, provocou ondas de choque por todo o mundo que levou a deixar em terra todos os aviões daquele modelo.
As primeiras informações sobre as causas dos dois acidentes apontam para um factor comum, uma falha num determinado sensor que indica uma falta de sustentação das asas ligado a um sistema que, automaticamente, obriga o focinho do avião para baixo, para recuperar a sustentação. Falhando o sensor, o sistema assume a falta de sustentabilidade e actua como descrito. Sucede que estes novos aviões não prevêem procedimento manual alternativo em caso de avaria, deixando os pilotos na desgraçada situação de não poderem fazer nada contrário às ordens dos computadores de bordo. E assim se despenharam dois aviões novos, matando 349 pessoas.
A evolução da tecnologia é uma constante, e a aviação comercial não existiria como a conhecemos hoje, se tal não sucedesse. Contudo, nos últimos anos assistiu-se a uma desregulação no fabrico dos aviões, fazendo as autoridades americanas, encarregadas da regulação, fé nos relatórios dos fabricantes. Parece ter sido este o caso, tendo a Agência Nacional de Aviação dos Estados Unidos aceite sem discussões um relatório técnico da Boeing sobre o novo sistema.

É evidente que, quer a Boeing, quer a autoridade reguladora americana, estão agora a estudar o desenvolvimento do sistema para que este tipo de acidente nunca mais volte a suceder. Entretanto, estes aviões estão todos no solo aguardando pelas alterações e muitas vendas foram já suspensas ou mesmo anuladas, causando prejuízos gigantescos a um dos dois maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo.
Mas o maior prejuízo será certamente a perda da confiança na aviação civil, sendo grave chegarmos ao ponto de não poder confiar nos próprios fabricantes dos aviões e pior, nas autoridades reguladoras.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 25 de Março de 2019

Eça

O busto de Eça de Queirós no Penedo da Saudade, em Coimbra. Está como ar de quem andou a meter o nariz onde não era chamado.

Boas notícias

Mensagem recebida do CHUC:
Vamos dar-lhe uma boa noticia.Hoje ajudou a salvar uma vida!Transfundimos a dadiva de sangue que efectuou para o SSMT CHUC em 12-03-2019.Muito Obrigado

quarta-feira, 20 de março de 2019

CHEGADA DA PRIMAVERA




Logo, às dez da noite chega a Primavera. No equinócio da Primavera, a Eclíptica passa para o lado de cima do Equador e, no hemisfério Norte, os dias começam a ser maiores que as noites. É o ponto vernal, importante por servir de referência para as coordenadas celestes e nossa orientação.
Mas, como a Arte sublima a realidade, aqui fica a Primavera que interessa. Deve-se a Botticelli.


terça-feira, 19 de março de 2019

Elis Regina - Cartomante (Fortuneteller)

DIA DO PAI

Neste dia, em especial, recordo o meu Pai de quem, à medida que o tempo passa, mais saudades tenho. A falta que um Pai faz não se descreve e suporta-se sabendo que é a lei da vida. Ajuda pensar nos filhos e netos, mas a distância física é também difícil e as fotografias que se observam ao mínimo pormenor apenas ajudam um pouco.