sábado, 20 de julho de 2019

Homem na Lua: 50 anos

Logo, às 20:17 GMT (hora de Lisboa), passam 50 anos sobre o momento exacto em que o módulo lunar  Eagle pousou na superfície lunar, transportando dois homens no seu interior; Neil Armstrong e Buzz Aldrin. O terceiro astronauta da Apollo 11, Michael Collins, ficou sozinho na nave em órbita da Lua.
Amanhã, 21 de Julho, precisamente às 02:56 TMG, passam 50 anos sobre a saída de Neil Armstrong da Eagle, para ser o primeiro homem a pisar a superfície lunar. Momento absolutamente histórico e único para a Humanidade e assim o astronauta o marcou com a frase que ficou célebre: "Um pequeno passo para um homem, um passo gigantesco para a Humanidade".
Há 50 anos, lembro-me de ter ficado a ver a televisão, tendo chamado o resto da família que tinha ido dormir, no momento crucial da transmissão televisiva. E lembro-me igualmente de, mais tarde, sair para a rua durante a noite e olhar para a Lua no céu procurando ver o Mar da Tranquilidade, sabendo que dois homens lá se encontravam e de ficar com um nó na garganta. Momentos inesquecíveis que marcam quem os presenciou com inteira consciência da sua importância.

Sem comentários: