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domingo, 2 de junho de 2013
"O pior do comunismo ao serviço do pior do capitalismo"
Malomil: O zero e o infinito.: Esta história não tem política nem ideologia. Dela, ninguém sai bem: nem o comunismo da Alemanha de Leste, nem o capitalismo da...
sexta-feira, 31 de maio de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Modernidade centenária
Faz esta semana cem anos que a Sagração da Primavera foi apresentada ao público pela primeira vez. Na noite de 29 de Maio de 1913, o Teatro dos Campos Elísios em Paris foi palco de um acontecimento que ficaria nos anais da música. A obra de Stravinsky, dirigida por Pierre Monteux, com os Ballets Russos de Diaghilev e a coreografia de Nijinski fez a sua entrada estrondosa na História da Música, provocando um autêntico tumulto entre a assistência que, da forma mais ruidosa possível, manifestou o seu espanto e desagrado perante o que ouvia e observava.
Neste nosso tempo em que podemos visitar todo o passado cultural, em que toda a informação está ao nosso dispor através de uma tecla do computador, é difícil imaginar uma sala a reagir daquela forma à apresentação de uma nova obra musical que dura cerca de meia hora, não mais. Mas estamos também a viver uma época em que o simples facto de uma estreia juntar três vultos da Cultura da dimensão de Stravinsky, Nijinski e Diaghilev é algo de verdadeiramente extraordinário, já que hoje a novidade se cinge cada vez mais ao que sucede na economia e nas finanças e o reconhecimento das próprias obras de arte dificilmente se eleva do seu valor monetário.
Stravinsky foi buscar inspiração às velhas histórias russas pagãs e criou uma obra que não é apenas um ballet, nem um concerto, mas algo que é isso tudo em simultâneo e que, acima de tudo constitui uma experiência inesquecível para todos os que com ela contactam pela primeira vez.
Apesar do escândalo inicial, a Sagração da Primavera entrou no rol das músicas mais ouvidas e as suas apresentações têm-se sucedido por todo o mundo ao longo deste século, embora muitas das coreografias continuem a chocar espíritos menos preparados. Na sua Rússia natal, no entanto, Stravinsky só em 1965 viu o famoso Bolchoï integrar a Sagração da Primavera no seu repertório; o poder soviético só cinquenta anos depois da sua estreia permitiu ao povo russo conhecer a obra prima do seu conterrâneo.
Curiosamente, a obra foi divulgada pelo mundo inteiro por um meio imprevisível, o cinema animado para crianças. De facto, Walt Disney integrou a Sagração no fantástico filme Fantasia que desde 1939 inicia na música gerações e gerações de crianças, tornando-a assim familiar a milhões de pessoas.
Durante boa parte do século vinte discutiu-se o carácter intrinsecamente revolucionário da Sagração da Primavera. Composta num tempo em que os caminhos inovadores da música pareciam passar obrigatoriamente pela novidade da atonalidade, à composição de Stravinsky era negado esse carácter, por seguir a tonalidade, atribuindo-se a sua capacidade de chocar aos seus ritmos avassaladores que deixam os ouvintes sem respiração. Entretanto o tempo passou e, seja porque a formação musical não evoluiu o necessário, seja porque as manifestações artísticas necessitam de adesão afectiva das audiências, para além da pura contemplação racional, a música atonal praticamente saiu de cena e a Sagração da Primavera cá continua a impressionar pela sua modernidade, cem anos depois.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 27 de Maio de 2013
Neste nosso tempo em que podemos visitar todo o passado cultural, em que toda a informação está ao nosso dispor através de uma tecla do computador, é difícil imaginar uma sala a reagir daquela forma à apresentação de uma nova obra musical que dura cerca de meia hora, não mais. Mas estamos também a viver uma época em que o simples facto de uma estreia juntar três vultos da Cultura da dimensão de Stravinsky, Nijinski e Diaghilev é algo de verdadeiramente extraordinário, já que hoje a novidade se cinge cada vez mais ao que sucede na economia e nas finanças e o reconhecimento das próprias obras de arte dificilmente se eleva do seu valor monetário.
Stravinsky foi buscar inspiração às velhas histórias russas pagãs e criou uma obra que não é apenas um ballet, nem um concerto, mas algo que é isso tudo em simultâneo e que, acima de tudo constitui uma experiência inesquecível para todos os que com ela contactam pela primeira vez.
Apesar do escândalo inicial, a Sagração da Primavera entrou no rol das músicas mais ouvidas e as suas apresentações têm-se sucedido por todo o mundo ao longo deste século, embora muitas das coreografias continuem a chocar espíritos menos preparados. Na sua Rússia natal, no entanto, Stravinsky só em 1965 viu o famoso Bolchoï integrar a Sagração da Primavera no seu repertório; o poder soviético só cinquenta anos depois da sua estreia permitiu ao povo russo conhecer a obra prima do seu conterrâneo.
Curiosamente, a obra foi divulgada pelo mundo inteiro por um meio imprevisível, o cinema animado para crianças. De facto, Walt Disney integrou a Sagração no fantástico filme Fantasia que desde 1939 inicia na música gerações e gerações de crianças, tornando-a assim familiar a milhões de pessoas.
Durante boa parte do século vinte discutiu-se o carácter intrinsecamente revolucionário da Sagração da Primavera. Composta num tempo em que os caminhos inovadores da música pareciam passar obrigatoriamente pela novidade da atonalidade, à composição de Stravinsky era negado esse carácter, por seguir a tonalidade, atribuindo-se a sua capacidade de chocar aos seus ritmos avassaladores que deixam os ouvintes sem respiração. Entretanto o tempo passou e, seja porque a formação musical não evoluiu o necessário, seja porque as manifestações artísticas necessitam de adesão afectiva das audiências, para além da pura contemplação racional, a música atonal praticamente saiu de cena e a Sagração da Primavera cá continua a impressionar pela sua modernidade, cem anos depois.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 27 de Maio de 2013
segunda-feira, 20 de maio de 2013
De Coimbra para o mundo
Em Julho de 1969 realizou-se em Coimbra, nos velhos HUC, o primeiro transplante de rim, com dador vivo. Em 1980 foi feito o primeiro transplante com rim de cadáver em Coimbra.
A partir de 1992 iniciou-se em Coimbra um programa continuado de transplantes de fígado, tendo o primeiro transplante de fígado pediátrico sido feito em 1994, o que aconteceu em Portugal pela primeira vez. Em 1995 fez –se em Coimbra, pela primeira vez em todo o mundo, um transplante sequencial com fígado de doente com paramiloidose. Em 1996 iniciaram-se os transplantes de fígado com recurso a bipartições e em 1997 realizou-se nos HUC de Coimbra outra operação inédita em todo o mundo: triplo transplante hepático a partir de um único enxerto de cadáver. Outros exemplos de sucessos em operações de transplantes de fígado originais se fizeram em Coimbra depois disso, como transplante de um lobo de fígado de mãe para filho.
Um amigo meu, professor da Fac. de Medicina de Coimbra costuma dizer que, hoje em dia, todas as cirurgias estão mais ou menos conhecidas e são possíveis para bons cirurgiões. Mas há uma que sobreleva de todas as outras pela sua complexidade e dificuldade técnica, que é a do fígado. E que só um verdadeiro génio da cirurgia pode dominar completamente as técnicas de operações nesse órgão.
Pois bem. Há algo que liga todas aquelas cirurgias a que me referi acima. Todas foram feitas em Coimbra, nos HUC mas, essencialmente, devem-se ao mesmo Homem: Alexandre Linhares Furtado que faz agora dez anos se reformou dos HUC. Não há rigorosamente mais ninguém em Coimbra que tenha atingido o estatuto de um dos melhores do mundo na sua área, para além do Prof. Linhares Furtado.
Ao contrário do que se poderia pensar, o Prof. Furtado não nasceu num meio ligado à Medicina ou à Ciência, nem teve a sua vida académica facilitada pelo nascimento, pelo que a ascensão ao cume da medicina mundial se deveu única e exclusivamente à sua inteligência, capacidade de trabalho e vontade indómita de atingir a excelência.
Desde a Fajã de Baixo no concelho de Ponta Delgada em S. Miguel, Açores, o Prof. Furtado ultrapassou todas as dificuldades, invejas, conservadorismos estéreis mas poderosos e conseguiu colocar a medicina portuguesa num patamar de qualidade nunca antes visto e reconhecido no mundo inteiro. Ao contrário do que infelizmente por vezes se observa por cá, quando o Prof. Furtado se desloca a um fórum de medicina em qualquer parte do mundo, é referenciado como um dos melhores médicos e assim tratado.
Não se pense que os êxitos profissionais e científicos lhe alteraram a maneira simples de ser. E também não lhe diminuíram o espírito curioso e o tempo para ser um Homem culto e mesmo artista de relevo, como o provam os quadros da sua autoria, actividade que o ajudará a manter o equilíbrio interior, mesmo ou principalmente quando a cirurgia lhe exige uma utilização extrema e esgotante de todas as capacidades intelectuais e físicas.
Linhares Furtado é ainda um melómano atento e conhecedor. Não só conhece a música dita clássica a fundo, como não lhe escapam os pormenores das diferentes interpretações e as ligações das diferentes composições com a vida de quem as compôs e respectivas circunstâncias sociais, políticas e económicas.
Costuma classificar-se Coimbra com capital da saúde e tal não andará longe da verdade em vários aspectos. Mas como em todas actividades humanas, o importante são as pessoas. E são as pessoas de excepção como o Prof. Linhares Furtado que, pela sua diferença, marcam definitivamente uma actividade e mesmo a cidade em que trabalham, colocando-lhes o selo da excelência reconhecida não só em Portugal, mas em todo o mundo.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 20 de Maio de 2013
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Realidades e esperanças
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Pela primeira vez desde então, na semana passada Portugal regressou aos mercados para emitir dívida a longo prazo. Colocou três mil milhões de euros a dez anos e meio, a uma taxa de 5,6%, tendo-se registado uma procura superior a 3 vezes o valor colocado. Isto é, pela primeira vez desde o memorando de entendimento, Portugal financiou-se por si próprio, o que revela uma nova confiança dos investidores no nosso país. Claro que a taxa é muito superior aos 3,2 da troika, o que significa que ainda há um longo e árduo caminho a percorrer, mas este valor veio junto com a perda da nossa soberania, estando condicionado às avaliações da troika. Neste momento aguardamos pela aprovação da sétima avaliação que está difícil de surgir, enquanto se discute se as medidas exigidas pela troika ultrapassam mesmo as fronteiras da legitimidade constitucional.
Apesar de tudo, as notícias da colocação da dívida pública são boas porque mostram que os pesados sacrifícios dos portugueses para recuperarem a sua soberania como povo de uma nação independente e poderem livremente escolher o seu caminho, estão a caminho de terem um fim.
Os comentários a esta colocação foram os mais diversos e surpreendentes. Desde aquela velha direita muito inteligente que temos vir acusar o Governo de continuar a endividar o país até à esquerda do quanto pior melhor a garantir que mesmo assim seremos obrigados a segundo resgate, ouvimos de tudo. Nem uns nem outros percebem (ou não querem que se perceba) que são como os corredores de maratona que desistem ao quilómetro 41. Até mesmo um deputado do PSD, por puro oportunismo político, veio garantir que terminou o tempo político do ministro das Finanças, o que aliás diz muito dos critérios de escolha dos deputados.
Após esta ida aos mercados e se a sétima avaliação da Troika for favorável, cumpriremos as condições para aplicação do programa OMT "Outright Monetary Transactions" anunciado em Setembro passado pelo BCE, como já sucede hoje com a Irlanda. Tal possibilitaria uma descida das taxas, dando oportunidade a uma melhoria das condições da dívida pública sem a tão falada renegociação e consequente transformação de Portugal em pária da comunidade internacional. Assim a UE cumpra o seu papel tal como os portugueses estão penosamente a cumprir o seu com os sacrifícios que lhes foram e estão a ser impostos.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 13 de Maio de 2013
segunda-feira, 6 de maio de 2013
QUEIMA: não te queimes
Nestes dias, Coimbra não parece a mesma. Chegou a Queima das Fitas, festa maior da Cidade. Momento único de união dos conimbricenses com os estudantes da sua Universidade, mesmo ou sobretudo com aqueles que, não sendo de cá, para Coimbra vieram tirar o seu curso superior. Não partilho da opinião de quem acha que nesta altura o melhor é fugir de cá. A alegria dos estudantes e das suas famílias é contagiante. Sente-se ser talvez o último momento de entusiasmo inocente, ligado ainda a um tempo ligeiro, sem grandes preocupações, para além das notas, mesmo numa altura em que um curso superior já não é garantia de emprego, muito longe disso.
A Queima das Fitas (de Coimbra, claro, há outras?) atingiu um patamar que a coloca entre os maiores festivais da Europa. Pela sua duração, pelo nível e variedade dos espectáculos e outros acontecimentos, nomeadamente desportivos, pela enorme capacidade de atracção de visitantes à Cidade.
Desde a Serenata Monumental que enche de gente a velha Alta até ao Baile de Gala passando pelas noites do Parque, pelo Cortejo e por toda uma oferta cultural e desportiva, é um nunca acabar de actividades que deixam aos estudantes pouco tempo para descansar e recuperar forças.
A Cidade beneficia com esta grande Festa, desde o comércio à hotelaria, sem esquecer a notoriedade e a ligação a Coimbra que para sempre ficará no afecto destes jovens e que em grande parte explica a mística de Coimbra no mundo inteiro, valor imenso praticamente indestrutível.
Há certamente aspectos na Queima a pensar e a rever, essencialmente ligados ao consumo de alcool e substâncias ilícitas, não se devendo ignorar este problema, fingindo que não existe. Claro que em Portugal temos uma cultura tradicionalmente laxista relativamente ao consumo de bebidas alcoólicas, mas que a Queima seja conhecida como a festa com o maior consumo de cerveja da Europa não é propriamente uma marca muito recomendável, a não ser para os seus vendedores. Os comportamentos que o exagero desse consumo propicia têm frequentemente consequências lamentáveis e tristes para a vida dos jovens, às vezes mesmo para sempre.
A festa da Queima é bonita, principalmente para os estudantes que a vivem e que são a sua razão de ser. Que para todos fique como uma boa memória de um tempo feliz e de uma Cidade amiga.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 6 de Maio de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Mestre da vida: Mário Silva
Neste 25 de Abril um grupo de amigos teve a oportunidade de acompanhar Mestre Mário Silva no Pavilhão Centro de Portugal enquanto pintava um painel representativo de Coimbra. Oportunidade que é um privilégio: a possibilidade de ver Mário Silva fazer surgir do nada uma paisagem de Coimbra através de pinceladas fortes, bruscas, aparentemente desconexas, que por si só parecem não ter qualquer significado, é realmente uma experiência inesquecível.
Mário Silva afirma que nasceu artista e é isso mesmo que toda a sua vida demonstra. Artista maior da pintura, sim, representado em inúmeros museus e academias um pouco por todo o mundo. Mas Mário Silva é um Homem muito para além disso. Tomou a Liberdade como sua e nunca prescindiu dela, em todos aspectos da sua vida. Irreverente, por vezes mesmo iconoclasta derrubando tradições e convenções, o seu espírito nunca se vergou nem se deixou aprisionar, mesmo quando encerrado fisicamente entre paredes de forma arbitrária. Esse culto da Liberdade não o levou à atitude egoísta de ignorar ou menosprezar os seus semelhantes, como tantas vezes sucede com os grandes artistas. Basta ver o local que escolheu para viver, entre pescadores que o tratam como um dos seus, para perceber quão elevado é o seu sentido de Igualdade e como esse sentido orienta a sua relação com os demais. Mário Silva não enriqueceu com a pintura, o que até lhe teria sido fácil, dado o estatuto que alcançou a nível nacional e no estrangeiro. Não é pessoa que guarde para si, quando ao seu lado alguém tem necessidades. A sua generosidade releva de um espírito Fraterno em alto grau. Mário Silva não é dos que pregam uma coisa e praticam o contrário. A sua disponibilidade para participar nos mais diversos encontros e eventos é total, fazendo-o sempre de forma construtiva e trazendo sempre algo que melhora os outros em alguma coisa.
À medida que aplicava a tinta à sua maneira impetuosa e aparentemente anárquica, no grande painel ia-se formando uma paisagem urbana que todos sabemos ser Coimbra, embora não se pareça com nenhuma fotografia e saia das mãos de Mário Silva como a concretização daquilo que lhe habita o espírito. A representação geral é de Coimbra, não o sendo. Os pormenores da cidade estão lá, ainda que só as nossas próprias memórias pessoais, tal como provavelmente as dos pintor, os lá coloquem.
Um grande artista é assim mesmo. Em vez de reproduzir a realidade, mesmo que a seu modo, antes a destrói e desmonta, para a seguir a reconstruir integrando a sua própria visão. E assim nós, leigos, somos convidados pelo Artista a ver aquilo que nunca antes se nos tinha apresentado com clareza.
Obrigado, Mário Silva, não só pela Arte, mas pelo exemplo de vida e por nos dar a ver o que tantas vezes lá está e não somos capazes de ver.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 29 de Abril de 2013
segunda-feira, 22 de abril de 2013
UM PAÍS A PRETO E BRANCO
“A Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de ... abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.” – Do preâmbulo da Constituição da República Portuguesa.
As leis vêm quase sempre acompanhadas por um preâmbulo que explica o contexto do seu surgimento e objectivos a que se propõe e tem muitas vezes a função de servir de chave interpretativa do que fica escrito na Lei. O mesmo sucede com a nossa Constituição. A decisão do Tribunal Constitucional de declarar inconstitucionais quatro medidas do Orçamento Geral do Estado para este ano foi formalmente baseada na defesa do princípio da Igualdade, defendendo os direitos dos funcionários públicos perante os outros trabalhadores, mas não deixa de estar em consonância com a abertura do caminho para uma sociedade socialista, já que historicamente mais socialismo é igual a mais Estado e menos Iniciativa Privada. E parece-me que a maioria dos cidadãos se terá esquecido que a nossa Constituição, mesmo depois de todas as revisões que sofreu, ainda contém o preâmbulo que acima cito.
O processo deliberativo do Tribunal Constitucional que levou àquela decisão merece ser mais bem conhecido, até porque levou o Governo a ter que desencantar mais 1300 milhões de euros para restaurar o já por si difícil equilíbrio das contas do Estado. Ao contrário do que o seu nome poderá levar a crer, o Tribunal Constitucional é um órgão político. De facto, dez dos seus juízes são indicados pela Assembleia da República. Curiosamente, os outros três, que são cooptados, votaram todos contra a inconstitucionalidade das normas em questão, com excepção do Artº 117 referente à contribuição nos subsídios de desemprego e doença em que só um deles votou pela constitucionalidade. Dos dez juízes nomeados politicamente, os indicados pelo PS votaram em bloco pela inconstitucionalidade e os indicados pelo PSD dividiram-se. Em suma, tirando o Artº 117, o resultado foi sete contra cinco e uma “abstenção”. Tudo menos unanimidade na definição da tal inconstitucionalidade do tratamento “desigual” de funcionários públicos, havendo no entanto clareza cristalina num aspecto: todos os juízes do TC seriam prejudicados financeiramente, caso optassem pela constitucionalidade da retirada do subsídio de férias.
Se membros da maioria governamental andaram mal quando antes da decisão do Tribunal Constitucional tentaram de forma óbvia influenciar o sentido da decisão, muito mal andaram oposicionistas quando partiram logo para a consideração do Governo como ilegal exigindo o fim imediato da austeridade. Acontece que estamos a mais de metade do caminho definido no Memorando de Entendimento assinado com a Troika pelo governo anterior. É certo que a economia tarda a recuperar e o desemprego atinge níveis trágicos nunca antes vistos. Mas o aumento da produtividade nacional é um facto, bem como a descida do défice das contas públicas e, curiosamente, Portugal tem agora excedente de exportações sobre importações, o que não sucedia há décadas.
Em resultado da decisão do Tribunal Constitucional, analistas estrangeiros comentaram que Portugal tem a última constituição socialista da Europa. Mal eles sabem como têm razão, já que se conhecem as justificações da decisão, certamente não leram nunca o preâmbulo da Constituição que os esclareceria sobre o espírito que enforma a nossa lei fundamental. A tão falada reforma do Estado tem mesmo que começar por aqui, a sério, em vez de se andar a brincar às reformas de Freguesias.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 22 de Abril de 2013
segunda-feira, 15 de abril de 2013
COIMBRA NA SUA REGIÃO
A Orquestra Clássica do Centro voltou a Águeda no sábado passado. O público que encheu por completo o Cine Teatro daquela Cidade ficou entusiasmado com um concerto dedicado à interpretação de Aleluias de compositores como Mozart, Haydn, Mendelssohn e Vivaldi.
À OCC juntaram-se o excelente coro de S. João da Madeira e o virtuosismo das vozes de Margarida Reis, Brígida Silva e Cecília Fontes partilhando de forma intensa toda a alegria que transparece daquelas obras. Pessoalmente, sem querer ser injusto para com as outras obras, saliento a forma magistral como foi interpretado o Glória de António Vivaldi, um compositor tradicionalmente ligado apenas às suas “4estações”, mas que é cada vez mais reconhecido como uma das estrelas mais brilhantes do firmamento dos maiores compositores e que tem aqui um dos seus momentos altos.
Quer os responsáveis pela realização do Concerto promovido pela Misericórdia de Águeda, quer os espectadores que de Coimbra se deslocaram àquela Cidade foram unânimes nas considerações que fizeram à actuação da Orquestra: o nível atingido não fica nada a dever às melhores orquestras nacionais e estrangeiras. O actual maestro David Lloyd, além de um executante reconhecidamente brilhante do seu instrumento, a Viola, tem demonstrado uma competência excepcional na Direcção dos músicos da Orquestra, quer na preparação das peças, quer na interpretação durante os Concertos. O prazer dos
músicos profissionais da OCC em tocar sob a Direcção de David Lloyd é patente e transmite-se de imediato ao público, dando origem a uma intensa partilha de emoções como só a linguagem da música de qualidade consegue proporcionar.
Isto é Coimbra no seu melhor. Uma Orquestra sediada em Coimbra leva a toda a sua região Cultura ao seu nível mais alto, daquela forma simples que é sempre resultado de uma exigência permanente pela excelência, sem concessões ao facilitismo. Exactamente a atitude que Coimbra deveria adoptar em todas as áreas: colocar-se de forma natural e não arrogante à disposição de toda a Região, para com ela partilhar o que tem de melhor, assim subindo o nível médio, o que é do interesse de toda a Região
Claro que, para isso, Coimbra tem de reconhecer com clareza o que encerra de melhor em si mesma, também em termos culturais, o que exige uma ultrapassagem clara dos limites estreitos do nosso tradicionalismo que é necessário defender, mas não pode ocupar todo o espaço. Coimbra não pode ainda estar sujeita a caprichos pessoais, seja de quem for, contratando para aqui actuar orquestras de outras regiões, que não acrescentam um pingo de qualidade ao que cá existe e reduzindo o amor-próprio da Cidade, tal como sucedeu recentemente.
Caro leitor: espero que tenha ficado com pena de não ter ido a Águeda no sábado passado. Mas pode ultrapassar facilmente esse sentimento. A OCC vai interpretar este programa de Aleluias em Coimbra na próxima sexta-feira dia 19, no Mosteiro de Celas. Vá, verifique por si a verdade do que aqui escrevo e entusiasme-se com todas aquelas músicas lindíssimas e, em particular, com a espectacularidade singularmente bem moderna de Vivaldi.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 15 de Abril de 2013
segunda-feira, 8 de abril de 2013
“OS PORTUGUESES NÃO SABEM CONDUZIR”
Depois de um período pascal que este ano foi particularmente mortífero nas estradas portuguesas, o presidente do ACP fez o comentário que serve de título a esta crónica. A afirmação é uma evidência para toda a gente e não apenas pelos resultados letais dos inúmeros acidentes.
Basta circular pelas nossas estradas, ou mesmo pelas ruas das nossas cidades. É raro encontrar um automobilista que ligue o respectivo pisca quando muda de direcção, assim assinalando previamente a manobra aos outros utentes da estrada. Todos os dias nos acontece que um carro que circula à nossa frente pára de repente sem fazer qualquer sinal, por exemplo para largar um passageiro. Nas rotundas é um autêntico festival de asneiras: uns condutores fazem toda a rotunda pelo exterior; outros circulam pelo interior e quando pretendem sair atravessam as vias todas de seguida.
Na auto-estrada, muitos condutores seguem calma e placidamente pela via da esquerda. Assinalar previamente a mudança de via, para a direita ou para a esquerda, é uma atitude que se vê menos vezes do que um cometa. É frequente encontrar automobilistas que travam de repente na auto-estrada sem que se descortine qualquer razão para tal.
O estacionamento nas nossas cidades pratica-se sem quaisquer constrangimentos sobre os passeios, limitando ou mesmo impedindo a livre circulação de peões. A paragem de viaturas em segunda fila em ruas com traço contínuo, obrigando os outros condutores a passar por cima desse traço é uma situação que se vê todos os dias.
A circulação em claro excesso de velocidade no interior das cidades é igualmente uma constante. Todos os peões conhecem aquela situação de serem saudados pelos condutores que, de tão depressa que vão, não conseguem ou nem tentam parar antes da passadeira.
Encontramos faltas de segurança na circulação automóvel ditadas pelo absoluto desconhecimento das características técnicas dos veículos por parte da esmagadora maioria dos automobilistas, numa altura em que os carros dispõem de variados equipamentos que funcionam independentemente da vontade dos condutores. Equipamentos esses desenvolvidos para aumentar a segurança da circulação automóvel, mas que pressupõem um conhecimento mínimo da forma como funcionam, na falta do qual, os condutores poderão criar riscos muito maiores do que se não existissem. Só para dar um exemplo, a maioria dos automobilistas está convencida de que o ABS serve para parar em distância mais curta.
Aqui há uns anos, perguntaram a um embaixador britânico que estava de regresso ao seu país qual a maior diferença que tinha encontrado entre Portugal e o seu país; respondeu que no seu país os automobilistas travam quando o semáforo passa de verde para amarelo e aqui aceleram! Grande parte dos condutores portugueses comporta-se como tendo também comprado a estrada para si, quando compra o automóvel.
O cumprimento do Código da Estrada tornar-se-ia muito fácil com o simples cumprimento de regras de civilidade e boa educação. Pois! Mas de facto seria esperar muito que os portugueses fossem na estrada diferentes do que são no dia-a-dia.
Nota aos meus leitores que esperariam que hoje escrevesse sobre a actualidade política: este texto também é sobre política.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 8 de Abril de 2013
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