segunda-feira, 25 de junho de 2018

Confiança


Quando se compra um carro novo, são tidos em conta diversos factores, uns perfeitamente racionais e outros nem tanto. A racionalidade dita a adequação do custo do carro às disponibilidades financeiras do comprador, bem como conseguir a melhor qualidade de construção, que inclui factores de segurança activa e passiva para determinado patamar de preço. Outros factores estarão ligados ao aspecto ou beleza do carro, não esquecendo ainda o suposto estatuto ligado a marcas específicas designadas “premium”, que se supõe transferir-se também ao proprietário do ponto de vista social. Em pano de fundo, há a confiança do consumidor relativamente aos fabricantes, quanto maior quanto mais distinta for a marca, distinção essa conseguida ao fim de muitos anos de fabrico de automóveis considerados de qualidade superior.
Entre essas marcas, estão os três mais que conhecidos fabricantes alemães que ocupam, desde há muitos anos, lugar entre as marcas de maior prestígio em todo o mundo. São, por isso, no mínimo perturbantes as notícias que ultimamente têm surgido relativamente a procedimentos eticamente discutíveis e comercialmente condenáveis. Tudo começou com o chamado “dieselgate” que consistiu na manipulação dos testes de emissões de carros a gasóleo, enganando electronicamente os sistemas de controlo e permitindo um consumo maior no dia-a-dia, acompanhando uma melhoria das prestações dos motores.
Nos EUA, onde o sistema capitalista funciona a sério, para o melhor e para o pior, o grupo VW teve que chegar a acordo com as autoridades num caso que abrangeu quase 600.000 veículos, pagando uma multa superior a 2,5 mil milhões de euros e ainda mais 1,4 mil milhões de euros pela importação e venda nos Estados Unidos de veículos manipulados e por fraude aduaneira. Dois responsáveis máximos do grupo nos EUA foram para a prisão, em consequência deste processo.
Na semana passada, o diretor-executivo da Audi, Rupert Stadler, foi também detido na Alemanha, por as autoridades recearem eliminação de provas relativas ainda ao “dieselgate”, estimando-se o número de veículos manipulados em mais de dez milhões desde 2007 a 2015. Há poucos dias, também a Mercedes anunciou a chamada de mais de 770.000 veículos às oficinas na Europa, desconhecendo-se quantos portugueses serão afectados. A questão com os carros a gasóleo prende-se com a emissão de gases com enxofre, óxidos de azoto e partículas, que são nocivos para a saúde, ao contrário das emissões dos carros a gasolina que provocam formação de CO2, que é um gás de efeito de estufa e contribui para o aquecimento global.
Os fabricantes de automóveis a diesel estão preocupados com a situação e os três fabricantes alemães Mercedes, BMW e VW associaram-se à também alemã BOSCH, que fornece a electrónica para todos eles, para provar que os gases de escape dos motores de combustão interna, incluindo os diesel, não têm efeitos nefastos na saúde humana. Para o efeito, patrocinaram um organismo alemão, o “Grupo Europeu para Investigação em Ambiente e Saúde no Sector dos Transportes” (EUGT) que encomendou um estudo a um laboratório nos EUA, o “Lovelace Respiratory Research Institute”. Para tentar provar a inocuidade dos gases de escape dos motores diesel, este instituto colocou dez macacos a respirar os gases emitidos por esses motores, o que já de si é suficientemente grave. No entanto, o EUGT não se ficou por aqui e realizou as mesmas experiências na Alemanha, mas agora com 19 homens e 6 mulheres saudáveis, tentando provar que a inalação do dióxido de azoto não tem efeitos cancerígenos, ao contrário do estabelecido pela Organização Mundial de Saúde em 2012.
Como é evidente, ao tomarem conhecimento do sucedido, as autoridades alemãs reagiram fortemente, mas há algo que nos deve preocupar, a nós como consumidores. A confiança nos fabricantes de automóveis, no caso os alemães, símbolos da qualidade e eficiência, sai completamente abalada. Se são capazes destes procedimentos inclassificáveis, só podemos imaginar de que mais serão capazes para defender as suas quotas de mercado.

Cantiga antiga da Beira Alta por José Afonso

sábado, 23 de junho de 2018

Tsipras de gravata.


Tsipras a mostrar o caminho aos camaradas de cá.

Aeroporto de Coimbra

A Câmara adjudicou a uma empresa do Colega Eng. Manuel Queiró um estudo de viabilidade da adaptação do Aeródromo de Coimbra a Aeroporto Internacional. Até aí, tudo bem, que não se deve partir para uma obra destas sem um bom estudo de viabilidade (espera-se que sem letrinhas pequeninas nos considerandos).
Mas agora fica-se a saber que encomendou um trabalho à ACIV para saber o custo das obras e entregar a Manuel Queiró pra poder prosseguir com o seu estudo.
Espera aí, então o estudo de Manuel Queiró não deveria abranger as duas vertentes, estimativa de custos e de previsão de receitas (mercado)? A seguir vai pedir também que a Câmara faça e lhe entregue todos os outros elementos? E ele só tira a conclusão? Conclusões tiramos nós e não são agradáveis.

Entrevista a Vasco Pulido Valente

https://www.rtp.pt/play/p4258/grande-entrevista

quinta-feira, 21 de junho de 2018

VERÃO

Solistício de Verão

Hoje, 21 de Junho às 11h07m é o Solistício de Verão. O ponto em que o sol atinge a altura máxima sobre o Equador celeste, ao percorrer a eclíptica no dia mais longo do ano, no hemisfério Norte.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Led Zeppelin - Immigrant Song (Live Performance Video)

AMÉRICA, PAÍS DE IMIGRANTES

  O que se passa na América de Donald Trump é insuportável. Bem pode ele justificar-se com o facto de a Lei desumana que permite aquilo a que se está assistir já existir antes: nunca ninguém teve a coragem de a aplicar.

Os EUA são um país de imigrantes: foram eles que fizeram a América. Antes deles, naquela terra imensa só havia os índios, que são os únicos verdadeiros americanos. E, basicamente, foram exterminados, numa vergonha da humanidade.

Curiosamente, hoje é o "dia dos refugiados".


Penso que chegou o momento em que os que votaram Trump devem colocar a mão na consciência e decidir se é isto que querem mesmo para o seu país. Muitos deles também são imigrantes ou filhos deles.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

O Futuro



Embora a moderna ciência nos possa baralhar a percepção que temos do tempo, como Stephen Hawking nos ensina na sua “BREVE HISTÓRIA DO TEMPO”, na realidade a nossa dimensão humana reduz-nos à velha ideia de que nos encontramos a percorrer uma linha num único sentido, em que num determinado instante nos encontramos num ponto, com o passado a ficar cada vez mais para trás, enquanto esperamos que haja algum futuro, que não conhecemos, à nossa frente. É a seta do tempo que Hawking designa como psicológica, aquela que podemos perceber facilmente, ao contrário das outras setas, a termodinâmica do aumento da desordem ou entropia e a cosmológica devida à expansão do universo.
E é nesta seta que nos é familiar que nos sentimos confortáveis, olhando à nossa volta. O facto de a velocidade da luz ser constante levou a Humanidade a descobrir a Relatividade e a equacionar seriamente a máquina do tempo enquanto os cientistas todos os dias descobrem novidades nesta área do conhecimento, que levam a fazer novas e mais complexas perguntas a pedir respostas. Será de facto possível construir uma máquina do tempo? Poderemos algum dia visitar o futuro? O Físico Fernando Carvalho Rodrigues, famoso como sendo o “pai” do primeiro satélite português, respondeu em tempos a esta pergunta. E a resposta foi: nós já temos a máquina do tempo, são os nossos filhos. Porque nos projectam para o futuro. Desde que nascem mostram-se diferentes de nós, com as suas próprias características identificadoras, mas sendo durante alguns anos completamente dependentes. E é magnífico e compensador vê-los crescer em tamanho, mas também em capacidade de integração no mundo, de aprendizagem do seu próprio papel e mesmo de capacidade de mudar o que os rodeia. Sempre com personalidade própria, mas sendo possível detectar neles algo nosso muito concreto. E, porque connosco crescem, esse acompanhamento, que dura até darem os passos necessários para as suas vidas já independentes, permite um conhecimento íntimo deles, que eles próprios não adivinham.
Mas os filhos fazem parte do nosso presente, tal como os nossos pais, ainda que já tenham partido. Grande parte das vidas dos nossos pais foram ou são ainda vividas em conjunto connosco e, se infelizmente for esse o caso, quanto mais tempo passa sobre a sua morte, mais presentes estão na nossa memória. Já o mesmo não sucede com os avós e os netos. Se aqueles são o passado, já estes últimos são algo de muito especial e diferente. Já não se nos ligam directamente, mas através dos seus próprios pais, nossos filhos. Os netos têm a possibilidade de nos trazer ao presente as memórias dos seus próprios pais, quando crianças, quer por atitudes, quer por gestos e mesmo carinhos, e isso é algo que sentimos interiormente de uma forma impossível de transmitir.
Voltando a Stephen Hawking, é como se nós próprios nos situássemos no ponto improvável de simultaneidade dos vértices comuns dos dois cones de luz inversos do diagrama espaço/tempo. Os nossos pais estabelecem a ligação ao cone do passado, onde estão os nossos avós e todos aqueles que nos antecederam. Já os filhos abrem-nos o cone do futuro, onde já estão os nossos netos e quem, eventualmente, vier a preencher esse futuro. Os netos são, assim, algo de verdadeiramente especial já que nos oferecem qualquer coisa de maravilhoso, que é a possibilidade de ver o futuro. Se os filhos são a nossa máquina do tempo que nos permite projectarmo-nos no futuro, os netos são já esse futuro palpável e visível, que serão eles próprios o presente num futuro em que já cá não estaremos, a não ser no seu próprio passado.

domingo, 17 de junho de 2018

"parabenizar"

Já irrita que os "sites" que não são portugueses como "linkedin" ou "google" amassem a língua portuguesa com traduções a martelo, como utilizar "parabenizar" em vez de felicitar ou dar os parabéns. Agora que na televisão os jornalistas (pelo menos, julgo que o são, ainda que desportivos) "parabenizem" os jogadores pelos seus feitos é que ultrapassa tudo. Por favor, nunca me "parabenizem". Mais vale esquecerem-me, como muita gente faz. Agradeço.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Capital Europeia da Cultura

Poucos dias depois da apresentação da equipa responsável por preparar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2017, aconteceu o inevitável.
Um dos seus elementos, Rui Rocha, antigo presidente da Câmara Municipal de Ansião e actual presidente da Comissão Política distrital do PSD de Leiria, renunciou à participação na comissão.
Como é evidente, a realidade tem muita força e acaba por se impor.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Perigo nas ruas e estradas portuguesas



Um artigo recente do jornal espanhol El Pais provocou alguma celeuma entre nós, mostrando mais uma vez a nossa dificuldade em aceitar as críticas que vêm de fora, ainda que certeiras. O artigo abordava a situação algo incompreensível dos fracos resultados da introdução da “carta por pontos” em Portugal em 2016, atendendo às estatísticas da sinistralidade rodoviária e à inexistência de cartas apreendidas. No artigo era feita uma comparação entre o sucedido ao fim de um ano de aplicação da nova legislação em Portugal e em Espanha. Enquanto no país vizinho ao fim do primeiro ano já havia mais de 1.300 condutores sem carta, entre nós nem a um único tal tinha acontecido, o que parece significar um fracasso da adopção desta medida entre nós, como o El Pais aliás afirma.
E não se pense que o sucedido se deve a que a introdução da carta por pontos tenha levado a um melhor cumprimento do código da estrada entre nós. Na realidade, a sinistralidade rodoviária com vítimas, que vinha a diminuir de uma forma consistente em Portugal desde há anos, voltou a subir a partir de 2013 e o número de mortos teve mesmo uma subida trágica de quase 15% no ano de 2017 em que morreram 510 pessoas nas estradas. Olhando para o que se passa com os nossos vizinhos do lado onde há dez vezes mais veículos nas estradas, no ano passado morreram em Espanha 1.200 pessoas nas estradas, o que mostra que, comparativamente, a nossa taxa de mortalidade em acidentes rodoviários é ainda muitíssimo elevada, com a agravante de, em vez de continuar a descer, ter voltado a subir.
A aparente falta de resultados do sistema da “carta de pontos” deve levar-nos a tentar perceber as razões que a justificam. Até porque as faltas que levam à perda de pontos são frequentes no comportamento dos condutores portugueses. Senão, relembremos algumas delas. A maioria das contra-ordenações muito graves dita a perda de 4 pontos, que passa para 5 nos casos de condução sob efeito de álcool com 0,8/1,2 g/l; entre as contra-ordenações muito graves incluem-se a passagem no vermelho nos semáforos, a utilização dos máximos de modo a provocar encandeamento, a passagem de traços contínuos ou mesmo o desrespeito pelos sinais de STOP. Isto é, situações que todos nós vemos acontecerem diariamente; das contra-ordenações graves como não cedência de passagem a peões nas passadeiras ou não utilizar os piscas nas mudanças de direcção punidas com perda de 2 ou 3 pontos nem vale a pena falar tal é a constância da sua prática nas nossas ruas estradas. Isto é, não é pelo cumprimento generalizado das regras do Código da Estrada que os portugueses não perdem pontos das suas cartas de condução e recordo que, à partida, todos os condutores receberam 12 pontos aquando da entrada em vigor do novo sistema.
O artigo do EL País era, de facto, muito crítico para com o comportamento de muitos condutores portugueses. Logo nas primeiras linhas referia que “O português conduz com uma mão no telemóvel e outra no cigarro”. Generalização abusiva e mesmo anedótica, claro está. Mas aqui entre nós: será que alguém pode afirmar nunca ter visto esta mesma situação? Eu já vi alguns condutores fazerem isto mesmo nas ruas de Coimbra sejam homens ou mulheres. E se há algo que vemos mesmo todos os dias, é condutores a conduzir com o telefone numa das mãos, inclusive quando mudam de direcção ou circulam em rotundas, o que tem como imediata consequência a inexistência de piscas que avisem os outros condutores dessas manobras.
A diminuição da sinistralidade rodoviária em Portugal ao longo dos últimos vinte anos é um facto e todos devemos estar satisfeitos com a grande redução do número de mortos nas estradas. Tal deve-se a campanhas de sensibilização eficazes, à melhoria das condições das vias e, certamente, a uma acção mais eficaz das polícias com essa competência.
Há, contudo, dois aspectos muito preocupantes no que diz respeito à sinistralidade rodoviária em Portugal. Um deles é a já descrita inflexão na tendência da sua redução que se verificou no ano passado e que os três primeiros meses deste ano parecem confirmar. O outro é a elevada percentagem de peões entre os mortos nos acidentes. A média europeia é de 11 peões mortos por milhão de habitantes na União Europeia, enquanto em Portugal o valor é de 14. Os peões morrem essencialmente em meio urbano pelo que, se é necessário alertá-los para uma boa utilização das vias, é fundamental que as autarquias locais criem condições de segurança para os peões, defendendo-os adequadamente perante a circulação dos veículos automóveis.

sábado, 9 de junho de 2018

Linhares Furtado: de Coimbra para o mundo



Em Julho de 1969 realizou-se em Coimbra, nos velhos HUC, o primeiro transplante de rim, com dador vivo. Em 1980 foi feito o primeiro transplante com rim de cadáver em Coimbra.
A partir de 1992 iniciou-se em Coimbra um programa continuado de transplantes de fígado, tendo o primeiro transplante de fígado pediátrico sido feito em 1994, o que aconteceu em Portugal pela primeira vez. Em 1995 fez –se em Coimbra, pela primeira vez em todo o mundo, um transplante sequencial com fígado de doente com paramiloidose. Em 1996 iniciaram-se os transplantes de fígado com recurso a bipartições e em 1997 realizou-se nos HUC de Coimbra outra operação inédita em todo o mundo: triplo transplante hepático a partir de um único enxerto de cadáver. Outros exemplos de sucessos em operações de transplantes de fígado originais se fizeram em Coimbra depois disso, como transplante de um lobo de fígado de mãe para filho.
Um amigo meu, professor da Fac. de Medicina de Coimbra costuma dizer que, hoje em dia, todas as cirurgias estão mais ou menos conhecidas e são possíveis para bons cirurgiões. Mas há uma que sobreleva de todas as outras pela sua complexidade e dificuldade técnica, que é a do fígado. E que só um verdadeiro génio da cirurgia pode dominar completamente as técnicas de operações nesse órgão.
Pois bem. Há algo que liga todas aquelas cirurgias a que me referi acima. Todas foram feitas em Coimbra, nos HUC mas, essencialmente, devem-se ao mesmo Homem: Alexandre Linhares Furtado que faz agora dez anos se reformou dos HUC. Não há rigorosamente mais ninguém em Coimbra que tenha atingido o estatuto de um dos melhores do mundo na sua área, para além do Prof. Linhares Furtado.
Ao contrário do que se poderia pensar, o Prof. Furtado não nasceu num meio ligado à Medicina ou à Ciência, nem teve a sua vida académica facilitada pelo nascimento, pelo que a ascensão ao cume da medicina mundial se deveu única e exclusivamente à sua inteligência, capacidade de trabalho e vontade indómita de atingir a excelência.
Desde a Fajã de Baixo no concelho de Ponta Delgada em S. Miguel, Açores, o Prof. Furtado ultrapassou todas as dificuldades, invejas, conservadorismos estéreis mas poderosos e conseguiu colocar a medicina portuguesa num patamar de qualidade nunca antes visto e reconhecido no mundo inteiro. Ao contrário do que infelizmente por vezes se observa por cá, quando o Prof. Furtado se desloca a um fórum de medicina em qualquer parte do mundo, é referenciado como um dos melhores médicos e assim tratado.
Não se pense que os êxitos profissionais e científicos lhe alteraram a maneira simples de ser. E também não lhe diminuíram o espírito curioso e o tempo para ser um Homem culto e mesmo artista de relevo, como o provam os quadros da sua autoria, actividade que o ajudará a manter o equilíbrio interior, mesmo ou principalmente quando a cirurgia lhe exige uma utilização extrema e esgotante de todas as capacidades intelectuais e físicas.
Linhares Furtado é ainda um melómano atento e conhecedor. Não só conhece a música dita clássica a fundo, como não lhe escapam os pormenores das diferentes interpretações e as ligações das diferentes composições com a vida de quem as compôs e respectivas circunstâncias sociais, políticas e económicas.
Costuma classificar-se Coimbra com capital da saúde e tal não andará longe da verdade em vários aspectos. Mas como em todas actividades humanas, o importante são as pessoas. E são as pessoas de excepção como o Prof. Linhares Furtado que, pela sua diferença, marcam definitivamente uma actividade e mesmo a cidade em que trabalham, colocando-lhes o selo da excelência reconhecida não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 20 de Maio de 2013

803 anos da Magna Carta

No mês de Junho de 1215, o Rei João de Inglaterra, que se tornaria conhecido como João sem Terra, assinou um documento que, no seu art.º 39º e, numa tradução livre, estabelecia:
“"Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra."
Em plena Idade Média, o Rei reconhecia um limite aos seus poderes e uma garantia à liberdade dos súbditos.
Claro que João sem Terra não assinou o que ficou conhecido como Magna Carta com grande gosto, nem sequer com intenção de a vir a cumprir na sua totalidade. As suas sucessivas derrotas militares e o afrontamento ao papa Inocêncio III ao não aceitar a nomeação do Arcebispo de Cantuária, tinham-no levado a uma situação de fragilidade perante os nobres do reino que colocava em perigo a sua situação como rei. Depois de se humilhar ao aceitar o nomeado pelo Papa, colocando-o assim do seu lado, o Rei João aceitou igualmente os termos da Magna Carta, que limitava seriamente os seus poderes. Havia mesmo um artigo que estabelecia um conselho de 25 nobres com o direito de ficarem com todas as posses do rei, caso ele não cumprisse alguma das regras do tratado. Passado um escasso mês sobre a assinatura, João escreveu ao Papa a pedir a anulação da Magna Carta, o que conseguiu, dadas as suas novas boas relações com Roma.

O documento, mesmo com alterações e mesmo anulações de algumas partes, como a referente ao conselho dos 25 nobres, sobreviveu ao longo dos anos como inspiração para futuras constituições. Os pais fundadores da Constituição Americana vieram no final do século XVIII a tomar a Magna Carta como documento seminal para a definição das liberdades individuais e limite da acção do Estado perante o indivíduo e para a definição do princípio fundamental da “não taxação, sem representação”.
Recordo que, entre nós, a primeira Constituição data de 1822, tendo tido vida curta, já que foi substituída em 1826 pela Carta Constitucional que vigorou com diversas alterações até à implantação da República em 1910.
A originalidade e importância da Magna Carta, oitocentos anos depois da sua assinatura, mantém-se no respeito do Estado perante os cidadãos e no direito destes a julgamento justo em vez da arbitrariedade do poder.
Nestes dias em que tudo é posto de novo em causa por discussões sobre direitos individuais fundamentais como a liberdade de imprensa e de opinião perante poderes religiosos, militares, políticos e económicos, ir buscar os fundamentos da nossa liberdade e civilização ao fundo dos tempos é, não só uma comemoração mas também uma necessidade. Oitocentos anos de Magna Carta não são uma pertença apenas da História de Inglaterra, mas de toda uma sociedade liberal que tem sobrevivido aos ataques dos mais diversos radicalismos que, sistematicamente, têm tentado substituir os direitos dos indivíduos pelos interesses do Estado. 
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 26 de Janeiro de 2014

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Está toda a gente maluca?

 E o maluco pergunta:

 "Sporting. Administrador da SAD demite-se, Scolari é hipótese forte e Bruno de Carvalho pergunta se está toda a gente maluca” 

Foto de "Obervador":
https://observador.pt/2018/06/06/sporting-administrador-da-sad-demite-se-treinador-apresentado-em-breve-e-bruno-de-carvalho-em-conferencia/

 

Fanfare for the Common Man, New York Philharmonic, James Levine

terça-feira, 5 de junho de 2018

CULTURA

Só o grande Caravaggio para nos contar a realidade, como ela é e não como gostaríamos que fosse.

Pete Seeger: Where Have All the Flowers Gone?

Bob Kennedy

Passam hoje 50 anos sobre o assassinato de Robert Kennedy. Talvez o mais brilhante dos irmãos. Tinha acabado de ganhar as primárias do partido Democrata na Califórnia e corria para ser também presidente dos EUA, onde iria corrigir muita coisa errada naquele país. Estou certo disso, tal como muita gente. Cortaram-lhe o caminho. E o mundo não ficou melhor.

José Mário Branco - Queixa das Almas Jovens Censuradas

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Fazer Cidade, bem.



A realização de intervenções de dimensão assinalável no tecido urbano existente reveste-se sempre de riscos evidentes, já que há sempre muita coisa que pode correr mal. Pela complexidade, variedade de matérias e interesses envolvidos exigem forte capacidade e vontade política, mas também profundos conhecimentos técnicos em diversas áreas como as ciências urbanísticas e jurídicas, para além de suficiente sensibilidade social porque, além de território, também são envolvidas pessoas concretas.
Hoje, passados cerca de dezoito anos sobre o início das diversas operações de carácter urbanístico levadas a efeito na zona do Calhabé na sequência da decisão de remodelar o velho Estádio Municipal para acolher dois jogos do Euro 2004, já é possível avaliar a intervenção realizada naquela zona da Cidade.
O projecto de arquitectura da remodelação do Estádio deu-lhe um carácter urbano com uma excelente integração na zona permitindo que viesse a ter uma utilização comercial e de serviços, para além da utilização desportiva. Estão de parabéns o presidente da Câmara de então Dr. Manuel Machado e o Arquitecto António Monteiro, responsável pelo projecto, pelas decisões então tomadas que exigiram aprofundado conhecimento técnico e coragem política. Não fora o conjunto de decisões de projecto então tomadas e, provavelmente, o Estádio Cidade de Coimbra faria hoje companhia a outros exemplos tristes de insucesso que todos conhecemos.
Mas o estádio foi apenas a mola iniciadora de um conjunto de intervenções levadas a cabo em toda a zona que, no seu conjunto, lhe deu um carácter de centralidade urbana que é hoje inegável.
A construção de novos equipamentos desportivos de grande qualidade veio aumentar a atractividade de Coimbra para eventos nacionais e internacionais na área dos diversos desportos, mas também proporcionar aos desportistas da Cidade a hipótese de praticar as suas modalidades em condições de segurança e conforto. A antiga Praça Heróis do Ultramar que na realidade mais não era que um parque de estacionamento ao ar livre com um diminuto espaço para peões no meio, transformou-se numa área com relvados, devidamente arborizada, com bancos e capacidade de atração de utentes. Basta ver a forma como os jovens das escolas adjacentes a ocupam durante os intervalos das aulas para se perceber a adequação do projecto aos objectivos. Tudo isto possível pela intervenção urbanística no topo Norte do Estádio, realizada por promotor encontrado em concurso público internacional.
Mas há ainda outra intervenção na zona que merece um destaque especial. A zona da Fonte da Cheira localizada entre a Solum e as Bandeiras (Rua do Brasil/Estrada da Beira) constituía uma chaga urbanística encaixada entre duas áreas de desenvolvimento urbano evidente. Não era fácil encontrar uma solução, até porque ali se desenvolviam actividades económicas em mais de trinta estabelecimentos em condições muito deficientes, havendo ainda alguns moradores. Integrado nas chamadas “acessibilidades ao Euro” foi desenvolvido um plano urbanístico, concretizado através de uma “Unidade de Execução”, abrangendo a abertura de uma nova via entre a Rua do Brasil e a Solum, hoje a Rua Monsenhor Nunes Pereira. Tratou-se uma intervenção pioneira no país, que exigiu capacidades excepcionais a nível jurídico (trabalho excelente da Doutora Fernanda Paula Oliveira, professora da Fac. de Direito) mas também competência técnica para um desenho urbano adequado e de grande qualidade do ponto de vista urbanístico elaborado por quadros da Câmara Municipal de Coimbra (Arq. Paulo Fonseca e Eng. Fernando Rebelo).
Os estimados leitores desta crónica estranharão, talvez, o elevado número de referências a pessoas concretas que intervieram neste processo. Mas as grandes decisões que introduzem transformação na Cidade não devem ficar anónimas, particularmente quando significa progresso. É por isso que não posso deixar de referir os dois grandes responsáveis políticos pela extraordinária intervenção pública nesta área da Cidade, sem paralelo nas últimas dezenas de anos da sua História. Sem a sagacidade e experiência política do então presidente da Câmara Dr. Carlos Encarnação e sem a competência, dedicação e determinação do seu Vereador do Urbanismo Eng. João Rebelo nada disto teria sido possível, pelo que é da mais elementar justiça fazer-lhes aqui referência pelo trabalho exemplar feito em prol do desenvolvimento da Cidade.

Publicado no Diário de Coimbra em 4 de Junho de 2018

domingo, 3 de junho de 2018

Ganhar eleições: para quê?

Pois é. Em Espanha o PS também não ganhou eleições. E é governo.
Se calha sou só eu que acho esta democracia um bocado esquisita