segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Noite saudável



Mais cedo ou mais tarde todos nós nos deparamos, de um forma ou de outra, com a vida nocturna da nossa cidade. Quanto mais não seja porque temos jovens em casa que, naturalmente, lá vêm por uma vez ou por outra pedir para “ir para a noite.
A noite tem hoje um aspecto importante na vida dos jovens e mesmo da sua aprendizagem da interacção com os outros, fazendo parte do seu processo de crescimento. O lazer corresponde ao tempo de folga do trabalho ou mesmo do estudo e pode ser utilizado em divertimento ou recreação sendo hoje entendido como essencial ao equilíbrio pessoal e à formação da personalidade.Claro que por vezes deparamos também com aspectos desagradáveis da “noite” que se revelam quando percorremos algumas ruas da cidade bem cedo, com a saída dos últimos noctívagos ou com a leitura de notícias sobre acidentes de trânsito na madrugada ou sobre resultados de controlo de álcool em condutores.
Mas, talvez pior, é a manifestação de violência potenciada por abuso de consumo de bebidas alcoólicas ou de substâncias ilícitas. Violência física, com consequências visíveis, mas muitas vezes violência psicológica que deixa marcas interiores, por vezes mais difíceis de sarar e que frequentemente se vêm a manifestar na vida dos agredidos muitos anos depois, condicionando o contacto normal com as outras pessoas.
Claro que não tem de ser assim e, felizmente, nem o será a maior parte das vezes e na maior parte do tempo. Mas não sejamos ingénuos, nem fechemos os olhos ao que tantas vezes acontece.
A consciência de que a noite tem um papel importante na formação dos jovens de hoje e de que muitos interesses se cruzam e algumas pessoas se aproveitam disso para fins inconfessáveis levou a que profissionais de saúde e entidades preocupadas com esta problemática se debruçassem sobre a mesma e partissem de forma coordenada para acções concretas.
 Surgiu assim o Projecto Noite Saudável em Coimbra promovido em conjunto pelo Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico, o CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC e o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco-Portugal. Os principais objectivos deste projecto são precisamente “eliminar os factores de risco e potenciar os factores promotores de saúde e bem estar na noite da nossa cidade a par com o reforço da resiliência comunitária”.
Ao longo de quatro estações do ano, desenvolveram-se assim diversas iniciativas, de carácter diverso, em conjunto com diversas entidades que se associaram ao projecto.

Uma dessas entidades é a Orquestra Clássica do Centro. Assim, no próximo dia 5 de Dezembro um Quarteto de Cordas fará a abertura de uma Conferência integrada neste projecto, em que falará o Doutor Constantino Sakellarides,e que terá lugar no Auditório do CHUC durante a manhã. À noite, no Pavilhão Centro de Portugal, decorrerá a “Milonga Tango e Vida”. No dia 6 de Dezembro, pelas 21:30, a Orquestra Clássica do Centro dará um Concerto na Igreja de Santa Cruz.
Nas conferências que já tiveram lugar, tem sido salientado que, longe de se tomar uma posição contra a “noite”, se deve reconhecer o seu papel importante no lazer e no convívio entre os jovens. Em vez de a combater, há que torna-la saudável e, se possível, fazer da noite de Coimbra num exemplo nacional. Para isso, será essencial a comunhão de esforços entre técnicos de saúde e outras entidades como autarquias, associações de estudantes, empresários e trabalhadores dos restaurantes e bares e ainda forças policiais.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 1 de Dezembro de 2014

Sem comentários: